"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uma forte nevasca atinge grande parte dos Estados Unidos nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, forçando o cancelamento de ao menos 5.800 voos em todo o país. Companhias aéreas também suspenderam preventivamente 2.800 voos previstos para quarta-feira, enquanto cerca de 800 voos já haviam sido cancelados ontem, informou o site FlightAware.com.

Além disso, as companhias advertiam sobre significativas interrupções e atrasos e ofereciam aos clientes a possibilidade de reprogramar seus vôos sem a cobrança de novas taxas.


Foto: Stephan Savoia/AP
Menina ajuda a mãe a retirar excesso de neve em Cohassett (Massachussetts); neve causa cancelamento de voos nos EUA
Menina ajuda a mãe a retirar neve em Cohassett (Massachussetts); neve causa cancelamento de voos nos EUA
"Esta tormenta terá um impacto significativo nas companhias aéreas, em particular nas que fazem escala em Chicago [United e American] e em Newark [Continental]", advertiu o site. O Aeroporto Dallas-Fort Worth, no Texas, importante centro do tráfego aéreo nos EUA, fechou brevemente na segunda-feira diante da tempestade e registrava atrasos de até três horas quando reabriu. Nesta terça-feira, o aeroporto voltou a fechar por quase uma hora, em meio a chegada dos jogadores e espectadores do Super Bowl, maior evento esportivo do país.


Foto: Christopher Smith/AP
Homem caminha em rua coberta de neve em Tulsa (Okhlahoma); neve prejudica tráfego aéreo nos EUA
Homem caminha em rua coberta de neve em Tulsa (Okhlahoma); neve prejudica tráfego aéreo nos EUA
As escolas e escritórios do governo foram fechados e os funcionários advertiam sobre condições de risco.
Os fortes ventos e as chuvas geladas tornam as estradas perigosas, derrubam árvores e postes de eletricidade. Os meteorologistas advertiam sobre baixas temperaturas e fortes nevascas eliminando qualquer visibilidade e muito acúmulo de neve.

Em mais da metade dos 50 Estados do país foram emitidos alertas sobre as condições adversas, de Dakota do Norte (extremo centro-oeste) e Colorado (centro) até Novo México (extremo sul); e ao longo de todo o Texas (extremo sul), Kansas e Missouri (sul) até chegar à região dos Grandes Lagos na fronteira com o Canadá, passando pela Pensilvânia (nordeste) até a Nova Inglaterra (extremo nordeste).

Também estavam previstas a formação de tornados e tempestades elétricas no sul do país, em Louisiana e Mississipi. Entre 15 a 30 cm de neve acumulada foram observadas em vários Estados do centro e do norte, segundo o Serviço Nacional Meteorológico.

Em Chicago (Illinois, norte), o serviço meteorológico informou que "uma tempestade de inverno perigosa e multifacetada ameaça vidas humanas" por seus fortes ventos e neve, e que seria "impossível" viajar.
Em Illinois, Oklahoma (centro) e Indiana (norte) foi declarado estado de emergência, e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, em inglês) pediu aos moradores que se preparem.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/869109-nevasca-atinge-os-eua-e-f...

Nenhum comentário:

Postar um comentário