"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ABRIR MÃO DO PASSADO




"Em desprender-se de algo, tudo poder ser feito. O mundo é vencido por aqueles que deixam ir. Mas quando você tenta e tenta, o mundo se torna além da vitória.” - Lao Tzu

Há muitas coisas que precisamos fazer. Uma delas é abandonar nossos erros lamentáveis, hábitos, pensamentos e experiências. Às vezes também temos de deixar outras pessoas, temos de superar o passado e olhar para o futuro. Se nos agarramos nas experiências infelizes do passado, isto é o que iremos trazer para o presente.
Há uma história bem conhecida do monge Zen, que queria saber por que ele não podia alcançar a iluminação. O Master dele respondeu:
“Como pode um copo cheio ser preenchido? Para encher um copo com mel, é preciso primeiro esvaziar a água do copo. "

É o mesmo com a iluminação, temos de deixar ir o que está em nossa mente, para novas experiências esclarecedoras entrar.


DO QUE PRECISAMOS LARGAR?

Largando dos Maus Hábitos

Há muitas coisas que nos apegamos por causa de hábito, do qual realmente não nos ajuda. Às vezes nós temos um hábito que nós realmente não queremos, mas parte de nós ainda agarra-se naquilo. É como o camelo que continua a comer espinhos, mesmo que estes estejam causando dor no camelo.
Nós falhamos em fazer uma ruptura completa porque sutilmente temos um pendor.
Se resolvemos nos livrar de um hábito negativo como: ter inveja de outras pessoas, nós temos que fazê-lo completamente.
Só porque nós sempre fazemos alguma coisa, não significa que:
a) é uma boa coisa a fazer
b) somos obrigados a fazê-lo.

Olhe para suas vidas e atividades diárias e veja o que ficaria feliz em mudar.


COISAS DAS QUAIS NÃO TEMOS CONTROLE

Muitas coisas acontecem na vida, que não podemos de maneira alguma influênciar. Pode ser o comportamento de outras pessoas, pode ser eventos na sociedade, até mesmo o nosso próprio governo. Ter esses problemas girando em torno de nossa mente vai mudar nada, exceto, nos fazer infelizes por causa de nossa percebida impotência e nosso infortúnio. Estes são os tipos de coisas que temos de deixar.
Isto não é uma indiferença aos problemas na sociedade, é só perceber o que podemos e não podemos fazer.


DEIXANDO O PASSADO

"Pensar no passado,
É realmente uma tarefa dolorosa.
Carregar o passado,
É realmente um fardo inútil. "- Sri Chinmoy (1)


Nós não podemos mudar algo que aconteceu no passado.
Se carregarmos experiências infelizes em torno de nossa mente, é como se fosse uma carga pesada que confunde o nosso estado de espírito e torna a vida uma luta.
Largar do passado e possibilitar novas experiências a entrar é a abordagem mais positiva. Mesmo que o passado seja bom, não deveríamos nos sentir que essa experiência anterior é o auge de nossa vida. Isso pode produzir uma complacência e nos fazer ficar agarrados nos "dias dourados”.
Temos que continuar avançando à procura de um futuro ainda mais brilhante.


A INEVITABILIDADE DA MUDANÇA

Querendo ou não, a vida nos ensina inequivocamente a inevitabilidade da mudança. Nós não temos escolha senão largar de certas coisas.
Nós perderemos nossas capacidades físicas, vamos perder amigos, família, dinheiro - tudo pode ser perdido a qualquer momento. No entanto, a mudança não é uma coisa ruim, se alegremente pudermos aceitá-la como parte da vida.
A natureza humana é buscar a melhoria e novas experiências. Se tudo permanecesse estático, teríamos entediado com a vida e nos sentiriamos sufocados. Nós nunca seriamos capaz de perceber o nosso potencial.


PRECONCEITOS DA MENTE.

Se analisarmos a nossa mente e os pensamentos que vêm, vamos logo sentir que há muitas coisas que poderiamos libertar.
Principalmente, nossos preconceitos e pré-julgamentos de outras pessoas. Nossa mente pode ser muito ruim em projetar motivos falsos para outras pessoas. Se conseguirmos deixar de lado esses, seremos muito mais feliz (e pessoas melhores).


COMO LIBERTAR

Uma coisa é saber que devemos abandonar certos pensamentos e experiências, mas a natureza humana é de se agarrar nas coisas, mesmo quando ela causa sofrimento e não pode ajudar.
Em primeiro lugar, temos de fazer uma clara decisão de abandonar o nosso pensamento/hábito. Não é bom se parte de nós quer abandonar, mas parte de nós ainda quer segurar.


OLHANDO PARA FRENTE

Para abrir mão do passado é muito mais fácil quando gastamos nossas energias cultivando um futuro melhor, vivendo o momento presente. Se somos activos de uma forma positiva, não temos tempo para debruçar-nos sobre o passado.


NÃO BRIGUE CONTRA A NATUREZA

A natureza e a vida estão sempre em um estado de fluxo. Precisamos entender que este mundo é passageiro e efêmero, a mudança é inevitável. Mas, nós sempre queremos ficar exatamente onde estamos?
Não há nada a temer sobre avançar. A vida não é nada se não uma viagem de descoberta.


AMOR REAL/ PERTENCE

Nós frequentemente confundimos amor com agarrar-se em pessoas. Mas, isto é apenas apego emocional.
O amor verdadeiro é compatível com o desapego, a nível externo.
O amor real e abrangente, não precisa ser limitado a certas pessoas e pequenas áreas do passado.


FONTE:
http://www.srichinmoybio.co.uk/blog/life/letting-go-of-the-the-past/
Postado por Tejvan


Tradução:
http://josi-dividindoexperiencias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário