"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

YOGANANDA FALANDO SOBRE O HÁBITO




- As suas inspirações passageiras, ou idéias brilhantes, não controlam tanto a sua vida como o fazem seus hábitos mentais diários.
- Bons hábitos são seus melhores amigos; preserve a força deles com estímulos de boas ações. Maus hábitos são seus piores inimigos; contra sua vontade eles lhe obrigam a fazer coisas que lhe machucam mais e mais. Eles são prejudiciais a sua felicidade física, social, mental, moral e espiritual. Deixe de nutrir os maus hábitos recusando-se a dar a eles qualquer tipo de alimento adicional de más ações.
- Bons ou maus hábitos precisam de tempo para adquirirem força. Maus hábitos poderosos poderão ser destronados pelos bons hábitos opostos se estes forem cultivados com paciência.
- Um mau hábito pode ser rapidamente modificado. Um hábito é o resultado da concentração da mente. Você tem pensado de uma certa forma. Para formar um novo e bom hábito basta concentrar-se na direção oposta.
- Através das dificuldades das lições do dia-a-dia, você verá claramente que os maus hábitos nutrem a árvore dos infindáveis desejos materiais, enquanto os bons hábitos nutrem a árvore das aspirações espirituais. Você deve concentrar os seus esforços, cada vez mais, no desenvolvimento saudável da árvore espiritual, para que um dia você possa colher os frutos maduros da realização do seu Eu divino.
- Seja cuidadoso com o que você decidir fazer conscientemente, pois, a não ser que sua força de vontade seja muito forte, será isto que você terá de fazer repetida e compulsivamente através da força influenciadora dos hábitos da mente subconsciente.
- Hábitos de pensamentos são magnetos mentais que atraem para você certas coisas, pessoas e condições. Enfraqueça um mau hábito, evitando tudo aquilo que o ocasionou ou que o estimulou, porém, sem se concentrar nele. Dirija então sua mente para bons hábitos e, firmemente, cultive-os até que passem a fazer parte de você.
- A verdadeira liberdade consiste no desempenho de todas as ações - na alimentação, leitura, trabalho e assim por diante - de acordo com o julgamento correto e escolha da vontade, e não compelido pelos hábitos. Coma o que deve comer e não necessariamente o que está habituado a comer. Faça o que deve fazer e não o que seus maus hábitos ditarem.
- Você só será uma pessoa realmente livre quando conseguir descartar-se dos maus hábitos. Você só será uma alma livre quando for um verdadeiro mestre capaz de comandar a si mesmo a fazer as coisas que devem ser feitas, mesmo sem querer fazer. Nessa força de auto-controle está a semente da liberdade eterna.
- Não continue a viver sempre do mesmo jeito antigo. Trabalhe a sua mente para que alguma coisa seja feita para melhorar sua vida, e então faça. Mudar sua consciência; é tudo o que é necessário fazer.
- Se você for capaz de se libertar de todos os tipos de maus hábitos e de fazer o bem porque quer fazer o bem e não meramente porque o mal traz tristeza, então você está verdadeiramente progredindo espiritualmente.
PARAMAHANSA YOGANANDA - do "Diário Espiritual" no web site www.yogananda.com.br
--------------------------------------
MAUS HÁBITOS
É comum ouvirmos alguém dizer,
"Eu sou assim mesmo e quem quiser que me aceite assim como sou".
Esta é uma limitação imposta pelo próprio individuo, que decide não evoluir.
Quem se limita, limitado fica !
O estado de auto limitação, faz com que indivíduos, voltem a encarnar por muitas vidas, na mesma situação de sofrimento até que se libertem. Não existe fuga da Vontade Divina. Se Deus tem um plano de evolução para você, ele o esperará a atingir este plano por muitas e muitas vidas.
Isto não significa que seu tempo seja ilimitado e sim que pode estar perdendo um tempo precioso para atingir o plano divino que Deus previu para você.
Os Mestres Ascensos ensinam que podemos mudar nossos hábitos, com o poder de nossas palavras. Para começar, aprenda que “nós não somos, nós estamos”.
Aceitar uma situação negativa é uma fraqueza e uma falta de conhecimento. O poder da palavra é o poder do verbo e este é o poder de Deus. Deus é a palavra e a palavra é Deus.
Os que afirmam "eu sou assim mesmo e não vou mudar", devem aprender que eles podem ser como quiserem, imprimindo a vontade e utilizando o poder da “Sagrada Palavra de Deus”.
A ressurreição significa Vida nova; renovação, restabelecimento. Esta é a verdadeira alquimia do ser. A transformação do mal hábito em bom hábito.
Paulo Rodrigues Simões
------------------------------------------
REPITA COMIGO
Pai Nosso que estás nos Céu, em nome do meu Eu Superior, eu imploro que me liberte dos meus maus hábitos. Mostre-me Senhor, o caminho para atingir a perfeição do meu Ser Superior.
- EU SOU A MELHORIA DO MEU SER
- EU SOU A LUZ ATUANDO PARA A PERFEIÇÃO DA VIDA MANIFESTADA,
- EU SOU A ALEGRIA DE VIVER BEM,
- EU SOU A CHAMA VIOLETA DA PURIFICAÇÃO LIBERTANDO-ME DE TODO MAU HÁBITO.
AMÉM
Maria Lucia Vieira

Um comentário:

  1. Oi,

    Segue o meu blog, que te sigo tmb.

    http://www.lendadalua.com.br
    Lenda da Lua - Jai Guruji Yogananda

    Namaste,
    Lenda da Lua

    ResponderExcluir