"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Glossário Esotérico - 10/02/2011.

Queridos irmãos, seres de luz, que Deus nos inunde com sua presença e faça de nós, veículos para a manifestação de Sua vontade. Aos que buscam despertar estarei sempre a ajudar.
Boa leitura e ótimo entendimento.



ÁTMICO - Relativo ao espírito, ao estado espiritual, estado interior no qual, pela inteira adesão às leis evolutivas, o ser se mantém ligado ao Todo. Embora se possa buscar esse estado, em realidade é ele que toca o ser humano e o eleva nos momentos em que isso é possível. A opção por uma vida voltada ao mundo superior resulta de um impulso de energias átmicas, que dissolve os vínculos que o homem criou no decorrer de suas encarnações. A meta prioritária do ser humano atual deveria ser a própria ligação com o atman, centro de sua consciência; deveria contatá-lo, sorver sua sabedoria e irradiá-la. O compromisso que ele assume ao aderir às energias do mundo átmico e manifestar a Lei, e isso ele pode fazer com verdade, autenticidade e clareza independente de circunstâncias e locais onde viva.


ÁTOMO - Vórtice de energias e de forças que funciona como emissor e receptor de vibrações. Assim a alma o percebe (vide ALMA). Quando o homem chega a certa etapa da  sua evolução, os átomos que compõem seus corpos passam por ajustes gradativos, processo que demanda purificações sucessivas e faz parte da senda das Iniciações (vide INICIAÇÃO). Dele, aspirante e discípulo devem conscientemente participar, o que se dá por meio da entrega, do auto esquecimento, da fé e da sua sincera doação ao Plano Evolutivo. Uma virtude é um estado vibratório específico. Ao ser cultivada e expressa pelo indivíduo, vai acelerando o ritmo vibratório dos átomos que compõem os seus corpos. Essa vibração vai sendo acelerada e elevada até o patamar máximo possível para aquele estado e para aquela fase da vida do ser. Em seguida, depois das purificações necessárias e das crises correspondentes, ela é estabilizada, para um novo avanço ascensional ser empreendido. Desse modo, cada vez mais as energias da alma vão assumindo os controles dos corpos e sutilizando os átomos. O processo descrito dá-se por intermédio do átomo permanente (vide ÁTOMO PERMANENTE), vórtice central que sintetiza toda a vida atômica do corpo. Há um átomo permanente para cada um dos corpos externos do ser, e a eles a alma fica vinculada até absorvê-los por completo. Quando essa absorção se dá, eles não deixam de existir, mas passam a ser expressão dela, e não mais das forças materiais de que são compostos e as quais interagem.
   À medida que os átomos vão sendo ajustados vibratória e magneticamente, recebendo e emitindo fogos cada vez mais elevados, deixam de se restringir ao âmbito do fogo fricativo, intrínseco à natureza material (vide FOGOS). Esses ajustes são de fundamental importância para os indivíduos a serviço do Plano Evolutivo, sobretudo na irradiação de energias a que se dispõem, irradiação que, apesar de ser uma ação interior, se reflete nos extratos concretos da vida planetária. O trabalhos realizado pelas energias da alma sobre os corpos externos do ser (o físico-etérico, o emocional e o mental) transcorre basicamente em nível atômico e celular. A pulsação, o sentido rotacional e os vetores magnéticos de cada átomo vão sendo ajustados para que canalize - e suporte - vibrações e impulsos mais potentes, emanados da alma, da mônada ou das Hierarquias. Todavia, nem todos os átomos podem sofrer esses ajustes, seja devido ao seu estado energético precário, seja devido ao seu carma (vide CARMA), pois não apenas o homem, mas também a matéria que compõe os seus corpos possui um carma próprio. Os átomos nessas condições são eliminados dos corpos e restituídos ao reservatório geral do planeta (vide RESERVATÓRIO GERAL DOS ÁTOMOS DO PLANETA).
   Embora os cientistas, ao penetrarem os mistérios do átomo, tenham cruzado os umbrais do mundo das energias, não conheceram verdadeiramente as leis desse mundo e tampouco puderam controlá-las [vide BRODIE (INFORME)]. Perceberam a existência da energia, porém sob um prisma material e utilitarista. Não compreenderam estar em tudo presente a Consciência, e n'Ela e por Ela todo o cosmos manifestar-se. Para essa compreensão é preciso contatar a Consciência no âmago do ser, deixá-la expandir-se, e é preciso que Ela, e não a mente humana, lhe indique os passos a dar. Essa é a senda das Iniciações - em que o ser se despoja de  todo o conhecido; em que se unifica ao inédito, expressão da vida supracorporal; em que se capacita à ação pura, dedicada à Lei Criadora. Essa senda percorrem os seres doados à Luz, e por ela se transformarão, um dia, em manifestação plenas da Idéia Suprema. Referência para leitura: SEGREDOS DESVELADOS (Iberah e Anu Tea) e NISKALKAT (Uma mensagem para os tempos de emergência), do mesmo autor, Editora Pensamento.


ÁTOMO PERMANENTE - Vórtice energético, atuante nos planos materiais, que sintetiza a expressão e as experiências de um dos corpos externos do ser. Para cada corpo - o físico-etérico, o emocional ou mental - há um átomo permanente. Antes de uma encarnação, os átomos permanentes aglutinam as partículas que irão formar os corpos temporários do indivíduo segundo a qualidade vibratória a eles inerente e as energias emitidas pela alma (vide ALMA e CORPOS TEMPORÁRIOS). Não se deve confundi-los com a individualidade, isto é, o indivíduo eterno, indestrutível, que tem a sua vida contínua através de todas as experiências, através de todos os ciclos. A individualidade é uma realidade interior que diz respeito à essência do ser integral. Esse processo de construção dos corpos a cada encarnação foi implantado pelos Senhores do Carma (consciências ligadas à regência solar) nos primórdios da Terra, quando as opções da humanidade determinaram certas diretrizes  de suas experiências no mundo denso; prosseguirá vigorando, em âmbito individual, enquanto as conseqüências dessas escolhas não forem equilibradas. Dada a função que os átomos permanentes desempenham, sua existência tem sentido apenas enquanto o ser está inserido na roda de encarnações, processo que nos dias de hoje passa por grandes transformações.
   No decorrer da sua evolução, a alma age diretamente sobre os átomos permanentes, e tem nesses núcleos suporte para a introdução de impulsos sutis na vida externa, visando aperfeiçoar sua expressão e serviço. Por meio desses átomos, transforma a matéria densa, custodia a imagem arquetípica dos corpos da personalidade - imagem definida pela Fonte e transmitida à alma pela mônada - e deve conduzir a expressão material do ser em direção a essa idéia superior. No decorrer desse processo, absorverá a essência desses átomos, que prosseguirão existindo até o ser transcender a lei da morte física e a lei do nascimento físico, como está descrito no livro SINAIS DE CONTATO (de Trigueirinho). Referência para leitura: O NASCIMENTO DA HUMANIDADE FUTURA, do mesmo autor, Editora Pensamento.

... continua

LUZ E PAZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário