"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

 - CIRA MUNHOZ

Decifra-me ou te devoro


Meu amigo A.M, será que ainda tem alguem que não sabe exatamente o que é o ego?


Cira




DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

Tem havido muita discussão sobre o famoso ego ( assim mesmo em letras minúsculas, pois ele não é nada).

O que é ego? "Eu não tenho ego, afinal sou bonzinho, respeitador, centrado e muito respeitado em meu meio." A resposta é a seguinte: bom dia Sr. Ego assumido.

Para alguns pseudos entendedores que dizem que ego é apenas uma palavra, deixo esse texto, como diria um amigo meu (A.M.): mastigado em cada vírgula.

Somos resultado de uma cultura egóica desde a tenra idade: Nos fazem crer que temos que ter a aprovação alheia para vivermos e convivermos bem em sociedade. Com isso passamos a acreditar que anular o ego pode nos trazer infelicidades, antipatia das pessoas.

Então precisamos nos AMAR acima de tudo: se você não gostar de você quem vai gostar? A partir daí começamos a usar vária mascaras, uma para cada ocasião. Aprendemos a primeira lição que é a autoconsideração.

É A PORTA DE ENTRADA DE TODOS OS DEFEITOS. A pessoa sente-se ferida, mal amada, mal agradecida, injustiçada. Esse ego gera outros egos que se enraízam, como:

O eu bonzinho (suporto tudo que me fazem ou dizem apenas para não ferir as suscetibilidades alheias);

O eu humilde (um disfarce muitas vezes para o sentimento de inferioridade (vou ficar no meu canto assim não preciso reagir a nada));

O eu briguento (“Não levo desaforo para casa” ou “Não tenho sangue de barata”) esse ego não está defendendo uma postura autêntica ou ideal de vida, apenas ataca para defender-se);

O eu Suscetível (“Estão rindo de mim, vou tomar satisfações”; “Está olhando o quê?”).

Essas, entre outras, são facetas do ego que teima em nos fazer acreditar que é nosso melhor amigo, protetor e benfeitor, porque nos faz “sentir alguém na vida”. É o veneno mental que ingerimos diariamente quando não nos policiamos no porque de nossas reações e atitudes.
O ego nos faz sentir sempre como vítimas dos problemas que a vida nos impute, somos não merecedores de tantas angustias.



O EGO É FRAUDE. UM JOGADOR ARDILOSO CHEIO DE TRUQUES PARA MANTER-SE NA ATIVA.

Há pessoas que pensam que decretar a morte do ego fará dele um aniquilado, um insano, porque se acostumou a não olhar dentro de si (mais um trabalho do ego: deixar a criatura cega).

Enfim, o ego tem mais defesas do que imaginamos.

AQUELE QUE NÃO QUER LIVRAR-SE DESSE DEMÔNIO INTERIOR É UM DESEQUILIBRADO, ENDURECIDO PSICOLOGICAMENTE E GOSTA DA ETERNA DOR FÍSICA, EMOCIONAL, MENTAL E MORAL COM QUE É CONSTANTEMENTE ATACADO. 

Pode assim exercer o eu bonzinho ou o eu humilde.

Quando nos determinamos a dissolver o ego em todas as suas nuances e facetas, começa a despontar em nós a Consciência Crística, nos preparamos para pavimentar o caminho da renovação interna por mais doloroso que seja admitirmos que temos muitos, muitos defeitos.
Esse trabalho só se dá de forma efetiva quando temos a coragem e a sensatez de examinarmos:
O QUE SOMOS DE FATO. A partir daí vamos lapidando aos poucos até nos tornarmos o brilhante verdadeiro (Luz), e vai doer, eu garanto. Vai doer ter que assumir e nos responsabilizarmos por cada faceta egóica cultivada por nós mesmos.

Perceber que toda a nossa concepção de realidade é uma grande asneira, que são paradigmas inventados por nossos ancestrais que passaram a todos até a nossa geração.
REALIDADE É ESPIRITO. MATÉRIA É DUALIDADE E ILUSÃO.
Se o ego não for devidamente extinto dentro de nós, ele irá gerar uma outra faceta que é o Eu Discutidor (entra em polêmicas, dialoga exageradamente, é um eu mentalóide, não aceita opiniões porque é mais fácil e menos trabalhoso responder que: sempre foi assim e deu certo, mudar pra que?)

Na gnose encontrei um exemplo perfeito sobre o ego:

Imagine uma pequena casa, com quatro paredes, e dentro delas encontra-se o verdadeiro morador (nossa Essência Divina). Essas quatro paredes (nosso corpo físico, nossas energias vitais, nossas emoções e pensamentos) possuem buracos dos quais saem insetos, ratos, morcegos, pragas diversas que assolam a casa e incomodam seu morador. Esses buracos nas paredes podemos chamá-los de maus hábitos, atitudes mecânicas no dia a dia, emoções e pensamentos negativos, fascinações, medos, traumas, bloqueios etc.
Ou seja, é por meio desses “buracos” que o Ego e suas múltiplas facetas surgem, incomodam e roubam nossas energias.
Quem de nós nunca ouviu falar nos 7 pecados capitais? O que são eles se não departamentos preenchidos do ego exacerbado?

A alma sábia imola tudo que ao ego alegra. Essa é a grande máxima do ego: DECIFRA-ME OU DEVORO-TE.

O ego teme e sofre pela sua própria existência. Não somos nós que sofremos quando somos atingidos por qualquer circunstância, é o ego quem sofre.

Existem fatos em nosso dia a dia que seriam relevados com sapiência se não déssemos tanto valor ao ego, um brincador que permitimos nos sugar a inteligência.

Voltemos lá em cima no exemplo da casa, que somos nós, nossos espíritos. Temos que tapar todos os buracos por onde o ego possa entrar, ou, vamos conviver com a verdade, a alma está engarrafada no Eu.

Nenhum mestre, nenhuma entidade virá nos mostrar o mapa da mina. Eles nos deram uma ferramenta: A INTELIGÊNCIA. Cabe a nós e somente a nós extirpar essa erva daninha de nossa condição humana. ACORDAR!

Acordando vamos eliminar de vez toda e qualquer faceta de ego em nós, reduzindo-o a poeira, para sermos livres de verdade, mestres de nós mesmos COMO SOMOS NA ESSÊNCIAporque dentro da casa ego dorme profundamente a alma.

Cira Munhoz - a serviço de C.M no Top Team

http://minhamestria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário