"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sociedade científica mantém debate sobre extraterrestres



Artigo afirma que a humanidade deveria se precaver contra um encontro que poderia ser violento

Categoria: CONTATOS DIRETOS | EXOPOLÍTICA | REFLEXÕES | SEGREDOS UFOLÓGICOS



colonyShip-fonte-thereticule.jpg

Sociedade não desenvolvidas moral e eticamente trariam riscos para humanidade. Crédito: Thereticule



A comunidade científica foi surpreendida este mês pela reivindicação da inglesa Royal Society de que a Organização das Nações Unidas (ONU) elabore um plano de defesa contra extraterrestres.

Publicado na revista Philosophical Transactions, o artigo da sociedade científica britânica afirma que a humanidade deveria se precaver contra um encontro que poderia ser violento e dividiu opiniões na comunidade científica brasileira.

Para os ufólogos foi uma vitória. "Foi uma coisa sem precedentes. [A Royal Society] é uma das instituições científicas mais sérias do planeta Terra. Eles estão se abrindo, lentamente", disse Ademar Gevaerd, pesquisador e editor da Revista UFO.

O professor e pesquisador em astronomia e astrofísica Kepler de Souza Oliveira Filho ponderou que a possibilidade de que uma vida externa seja agressiva sempre existe, mas o astrônomo não acredita em contatos agressivos entre civilizações, "simplesmente porque as distâncias entre as estrelas são tão grandes que não há possibilidade de viagens entre elas".

Crenças e evidências à parte, o diretor do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Basílio Santiago, vê utilidade na reflexão sobre a natureza dos ETs. "É útil na medida em que nos faz refletir sobre a civilização na Terra. Ao avaliarmos os riscos de civilizações extraterrestres, reforçamos em nós todos a noção de uma civilização humana. Isso é fundamental para os desafios de governabilidade mundial", explicou.

"A comunidade científica, que por muito tempo ficou completamente fora dessa discussão por puro preconceito e ignorância, hoje começa a se abrir", comemorou Gevaerd. No entanto, o ufólogo acredita que o estágio da discussão pública ainda é "primitivo". "Estão falando em micróbios e processos biológicos que podem levar uma vida. Mas reservadamente, a informação de que nós estamos sendo visitados por outras espécies cósmicas já é seriamente considerada pelas diretorias de muitas instituições", disse.

Basílio Santiago não acredita que a reivindicação da Royal Society indique uma total mudança de posição da instituição. "Não há ainda evidência de contatos com extraterrestres. O que há são relatos isolados que carecem de confirmação e validação", observou.

Conceito de vida extraterrestre não é consenso - Oliveira Filho lembrou que a procura de vida fora da Terra é muito difícil. "Primeiro, porque é preciso definir o que é vida e não há consenso sobre a definição. Segundo, porque quando fazemos uma procura na Lua ou em Marte, ou em outros planetas e satélites aonde conseguimos enviar sondas, precisamos ter certeza de que não estamos contaminando o meio pesquisado. Terceiro, sabemos que, nestes planetas e satélites perto de nós, não há condições físicas de haver vida desenvolvida, só microorganismos, por falta de água e calor. E os planetas fora do Sistema Solar estão tão distantes, que não temos condição de enviar sondas". Resta, segundo o professor, estudar os sinais de rádio emitidos em outros sistemas e procurar por vida inteligente através de um sinal com informação.

São grandes radiotelescópios, como o de Arecibo, em Porto Rico, que buscam estes sinais de inteligência extraterrestre. "Mas há também a busca por planetas nas zonas de habitabilidade em torno de estrelas. Futuramente, será possível identificar as chamadas bioassinaturas nesses planetas, ou seja, substâncias associadas à vida", projetou Basílio Santiago.

"Conseqüências devastadoras" - Em abril de 2010...



Leia artigo completo, link: http://www.ufo.com.br/noticias/sociedade-cientifica-mantem-debate-s...



Grande abraço;



Paulo R. Poian.

Consultor da Revista UFO Brasil www.ufo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário