"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cientistas: fenômenos climáticos extremos tendem a aumentar 23 de janeiro de 2011




Flavia Bemfica - Especial para terra.com

Cientistas que estudam o sistema climático da Terra e suas alterações afirmam que projeções futuras apontam para a possibilidade de eventos climáticos extremos. "Existe uma grande probabilidade das regiões chuvosas ficarem mais intensas, ao mesmo tempo que as regiões de seca no Norte e Nordeste também se intensificarão", diz a professora Ilana Wainer, do Departamento de Oceanografia Física do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, há evidências científicas de que, com o aquecimento do clima, os fenômenos meteorológicos extremos se tornam mais intensos e frequentes.


"No caso do Rio de Janeiro e do Sudeste, por exemplo, não há comprovação científica de relação direta, mas muitas evidências de que o aumento das chuvas esteja relacionado também às alterações climáticas. Há no mundo inteiro evidências fortes de que os eventos climáticos estão mais intensos. Só que, no Rio, que está na Zona de Convergência de Umidade, para que acontecesse o que aconteceu, precisam ser considerados pelos menos outros dois fatores: o desmatamento e a ocupação de áreas de risco", explica o geógrafo e professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Francisco Aquino. A Zona de Convergência da Umidade é um sistema meteorológico no qual o vapor de água da região Amazônica segue se concentrando até o Sudeste.


Ilana é uma das 25 cientistas brasileiras escolhidas para participar da elaboração e revisão do 5º Relatório Sobre Aquecimento Global (o AR5) produzido pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC. O 5º relatório será divulgado em 2014, sete anos depois da divulgação do 4º Relatório (o AR4), que gerou uma série de polêmicas devido à inconsistência de provas de algumas das pesquisas. Resultado: o IPCC teve a credibilidade abalada e, na comunidade científica, os chamados céticos (que divergem dos prognósticos sobre o aquecimento global) ganharam algum terreno.

Apesar dos escorregões do IPCC, os eventos dos últimos anos (no Brasil e no Mundo todo) só reforçam as pesquisas sobre as mudanças climáticas. Os cientistas procuram agora é divulgar cada vez mais suas informações e sugestões de adoção de medidas para que as alterações no clima não contribuam para a ocorrência de catástrofes.


O caso do Rio de Janeiro, por exemplo, está longe de ser isolado. No Brasil, as chuvas causam problemas sérios em Minas Gerais, São Paulo e, agora, em Santa Catarina, enquanto a estiagem castiga parte do Rio Grande do Sul. No quesito tragédia, o Rio disputou espaço com as enchentes que destruíram parte da Austrália. Ao mesmo tempo em que fortes nevascas já haviam atingido parte da Europa e dos Estados Unidos. Eventos que se somam às inundações no Paquistão, aos incêndios que se estenderam por mais de 60 dias no último verão russo e aos desmoronamentos ocorridos também no Rio de Janeiro, para lembrar apenas o ano passado.


Para completar, na última semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou que 2010 foi o ano mais quente desde que começaram a ser feitos os registros, no final do século XIX. Entre 2001 e 2010, as temperaturas globais tiveram um aumento médio de 0,45°C em relação à média registrada de 1961 a 1990, além de terem sido as mais altas já registradas para um período de 10 anos. Tomando-se apenas 2010, a temperatura foi 0,53 Cº mais elevada do que as médias registradas entre 1961 e 1990; 0,01 Cº superior a de 2005 e 0,02 Cº a de 1998.


O fenômeno pode ser observado localmente. Aquino cita o exemplo do Rio Grande do Sul, que ficou 0,5 Cº mais quente nos últimos 50 anos e onde as chuvas aumentaram em 8% e 10%. "Como chove mais e nas estações mais quentes ocorrem mais chuvas, há mais tempestades. Mas ainda não conseguimos quantificar quanto das alterações se deve a causas naturais e quanto não", afirma Ilana.

Segundo ela, o AR5 vai reforçar as conclusões do AR4, que mostram que o planeta está aquecendo por conta do aumento dos gases de efeito estufa originados pela atividade do homem. A diferença é que a ênfase será dada a aspectos regionais, procurando quantificar com maior precisão as projeções do clima. "Isso será obtido com o uso de modelos numéricos que representam as interações do sistema Terra da maneira mais realista possível, com grande complexidade física-matemática e uso de supercomputadores para obter as projeções em resoluções cada vez mais altas".


Antes da divulgação do AR5, é o Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado pelo governo federal, que deve divulgar seu Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre a Mudança Climática (RAN1). O documento será divulgado na Rio+20, a conferência que a ONU promoverá em 2012 no Rio de Janeiro. O PBMC, inspirado no modelo de funcionamento do IPCC, reúne cientistas de diferentes instituições brasileiras com o objetivo de produzir relatórios periódicos sobre o clima e os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.


Mesmo sem relatórios, as sugestões dos pesquisadores são aquelas divulgadas já há algum tempo. As pessoas precisam reformular seus hábitos de consumo, ter maior cuidado com a natureza e intensificar o uso de meios de transporte coletivos e não poluentes. As matrizes energéticas dos países devem dar ênfase à energia hidroelétrica e aquelas alternativas, como a solar e a eólica. Além disso, devem ser feitos investimentos na obtenção de espécies agrícolas (alimentos) resistentes a altas temperaturas, a programas de reflorestamento em áreas degradadas e a criação de redes de monitoramento ambiental. E feitos estudos mais complexos quando da realização de algumas grandes obras e na expansão de áreas urbanas. "O desmatamento e a ocupação irregular também alteram o clima. Como é um ciclo, acaba ficando difícil distinguir o que é resultado das mudanças climáticas. O que não é possível é os governos tentarem atribuir todos os fatos ao clima. As regiões mais vulneráveis são sempre aquelas que estão alteradas", lembra a professora do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Margareth Copertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário