"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

sábado, 4 de dezembro de 2010

RELAXAMENTO PARA CRIANÇAS




Relaxamento para Crianças
 
O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício.

Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.

No início, a criança precisa de auxílio para aprender a relaxar, principalmente as crianças menores. Por isso, é importante, que os pais estejam presentes e encorajem os filhos a aprender. Em princípio, assim como o adulto, a criança pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e conseqüentemente relaxar, mas aos poucos, o relaxamento vai se tornando uma brincadeira divertida e um hábito prazeroso.

O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia. 

Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessário uma respiração profunda, caracterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento. 

Exercícios para Relaxamento Infantil

Você pode escolher exercícios que possa mostrar às crianças como se fosse uma brincadeira, e deste jeito conseguir que elas relaxem. Comece com apenas alguns minutinhos e vá aumentando o tempo aos pouquinhos.
A visualização criativa, é uma ótima alternativa para ser utilizado como relaxamento para crianças. Auxiliando para que ela se sente confortávelmente e a instruindo para que inície uma respiração tranquila e continua, comece uma narração, onde a criança possa imaginar uma situação que traga tranquilidade... Você pode iniciar o exercício com a da narração seguinte:

"Feche seus olhos. Inspire profundamente .... agora solte o ar ... vagarosamente. Imagine que na ponta do seu nariz existe um lápis colorido... Você pode escolher a cor do lápis... Tente com sua cabeça .... fazer um número oito na horizontal... Faça este movimento mais três vezes ... não esqueça da respiração. Inspire.... e expire...."


Uma outra técnica é chamada “como um balão”, e baseia-se no comportamento de um balão quando você o enche de ar, assim como também quando você deixa escapar o ar.
A criança deve inspirar lentamente o ar, fazendo com que entre nos seus pulmões de forma direta e com que a criança sinta seus pulmões crescendo, tal e como os balões. Depois ela deve expulsar o ar lentamente, deixando que escape como no caso dos balões. Deste jeito a criança conseguirá relaxar bem.

Outro exercício e técnicas de relaxamento para crianças consiste em imitar uma tartaruga, como se fosse uma de verdade. A criança terá que imitar as tartarugas quando elas começam a se esconder na carapaça, encolhendo os braços, as pernas e a cabeça no chão, ficando com as costas em arco, tal e como a carapaça da tartaruga. Depois a criança terá que começar a “sair da carapaça”, esticando suas pernas, seus braços e o pescoço.
http://luciana-vieira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário