"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O PODER DA AUTODISCIPLINA


O PODER DA AUTODISCIPLINA
Napoleon Hill
Quando se fala de poder, geralmente se pensa em um Rockefeller ou num Trump, alguém com dinheiro ou patrimônio. Porém, um dos homens mais poderosos que já viveu não tinha uma coisa nem outra. O Mahatma Gandhi não tinha cada ou dinheiro, mas sua influência sobrepuja a de qualquer outra pessoa deste século.
Esta é uma afirmativa assombrosa até que se analise a fonte do poder de Gandhi. Durante muitos anos, passo a passo, ele foi derrotado pelo Império Britânico. Mas acabou por conquistar a independência para a Índia usando um poder que o governo de Sua Majestade não entendeu. Poder este que tinha cinco origens:
Definição de Objetivo: O objetivo de Gandhi era libertar o povo da Índia. Ele sabia exatamente o que desejava, qual era o seu maior objetivo na vida e estava determinado a não deixar que coisa alguma o derrotasse.
Esforço Extra: Ninguém pediu a Gandhi que vivesse como viveu; ninguém tampouco lhe pagou para fazê-lo. Ele não tinha um objetivo egoísta; não pensava em termos de recompensa pessoal. Fez não só um esforço extra como muito milhões de esforços extras porque seu planejamento visava beneficiar os quatrocentos milhões de indianos. Não admira que tivesse tanto poder.
Fé Aplicada: Gandhi afastou por completo de sua mente qualquer dúvida de que pudesse vir um dia alcançar a liberdade que desejava para o seu povo. Conservou a mente seguramente concentrada no seu objetivo maior. Esta determinação assim como a persistência de suas ações, abriram-lhe a mente ao poder da Inteligência Infinita.
Aliança Inteligente: Gandhi reuniu o que provavelmente foi a maior aliança inteligente da história moderna da humanidade. Consistia em milhões de mentes. Muitas carecia de educação formal mas todas tinham a capacidade de sentir fé e o desejo ardente de atingir o objetivo em cuja direção Gandhi os liderava. Nenhum poder no mundo poderia ter derrotado uma tão poderosa aliança inteligente – exceto uma outra aliança ainda maior.
Autodisciplina: Como você supõe que Gandhi consegui conservar a mente focalizada em um só objetivo todos aqueles anos? Deve ter tido muitas oportunidades para capitalizar a situação ou usar o poder que tinha em seu benefício pessoal. Qualquer pessoa que tivesse tido o poder de Gandhi seria tentado por esse tipo de coisa. Mas ele teve autodisciplina para levar uma vida simples e, desse modo, teve autodisciplina para libertar seu país.
“Não terei medo de ninguém sobre a terra.
Temerei apenas a Deus.
Não terei má vontade para com ninguém.
Não aceitarei injustiças de ninguém.
Vencerei a mentira pela verdade,
e na minha resistência a mentira
aceitarei qualquer tipo de sofrimento”. (Gandhi)
“Gandhi era duma vasta atividade e duma profunda passividade, e tudo que ele dava a seus semelhantes, recebera-o de Deus. Por isso, a meditação e oração diárias eram para ele as coisas mais importante, porque eram as silenciosas fontes da sua passividade dinâmica que alimentavam os rios da sua incessante atividade. A sua grandeza estava precisamente na constante ligação do seu mundo visível com o mundo invisível – Toda a sua política externa estava alicerçada na sua mística interna (Huberto Rohden).

Nenhum comentário:

Postar um comentário