"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MEDITAÇÃO NA LUZ

MEDITAÇÃO NA LUZ

A Meditação na Luz é recomendada para todos que desejam sentir DEUS como Si mesmo e reconhecê-LO em todos os seres como LUZ ETERNA.

Ela pode ser considerada também, a ponte para a“experiência da Visão Direta”, outro ensinamento onde Swami nos convida a saudarmos silenciosamente a Divindade em quem quer que encontremos a partir do reconhecimento de Si mesmo.

“A Meditação correta é a imersão de todos os pensamentos e sentimentos em DEUS.

Meditação significaa fusão do particular no Absoluto.

Nestes dias e nesta Era, só há uma Meditação boa e segura e esta é aantiga Meditação na Luz, chamada ‘Meditação Jyothi’, ela oferece a possibilidade de superar a débil identificação com corpo, controlar a natureza inquieta da mente, purificar os sentidos e expandir a consciência através da Graça Divina na fusão de todos os pensamentos e sentimentos no Divino Sem Forma”EU ESTOU NA LUZ A LUZ ESTA EM MIM EU SOU A LUZ

Antes de iniciar esta prática, é atitude correta desenvolver a concentração na respiração.

“O fluxo da Energia Divina circula através da respiração”, portanto, o processo constante de inspirar e expirar deveestar suave e harmonioso.

Aprendemos com Bhagavan Baba que nossa respiração repete SO-HAM 21.600 vezes por dia.

‘SO’ significa ‘ELE’ , ‘AQUILO’ = DEUS e ‘HAM’ significa, ‘eu sou’.

Deste modo, a cada respiração estamos afirmando incessantemente “DEUS, eu sou”.

Podemos visualizar a Face do Divino (que comungamos afinidade) no ponto central entre as sobrancelhas e ali mergulharmos nossa atenção profundamente ou ainda visualizarmos e sentirmos a própria Presença da Onipresença ou aspecto Sem Forma de Deus em nossos Corações.

É fundamental persistir; mesmo que pareça tão difícil no início, Baba afirma que se o desejo de contemplar o Amor-Atma for sincero, Ele mesmo manifestará a Paz Suprema (Prashanti Nilayam) em nosso Coração espiritual.

Assim, passo apasso, vamos desenvolvendo esta consciência gradativa de que respiramos DEUS o tempo todo e queao praticarmos esta Verdade, repetindo-a com atenção devotada, nossa mente estará sendo sempredirecionada ao Divino.

Portanto, percebe-se que esta prática pode ser desenvolvida onde quer queestejamos.

Ela nos purifica e harmoniza, descondicionando inúmeras tendências e impressõesoriginadas pela ilusão da ignorância, ajuda a nos elevarmos acima dos conflitos causados pelo egoísmo,nos fazendo recordar de nossa Real Natureza (Atma), que é o mesmo que o estado de Ser, Consciência,Bem-Aventurança (Sat-Chit-Ananda).

“Quando se sentam em meditação, vocês devem se esquecer docorpo, que é somente um instrumento.

Meditação significa abandonar o apego ao corpo e desenvolver apercepção do Atma.

‘Eu’ é sua Verdadeira identidade.

Vocês podem acrescentar qualquer número de‘Eus’, mas continuará apenas ‘Eu’.

Esse princípio de Unidade esta presente em todos os seres.

Ele é omesmo para vocês e para Mim. Vocês são Eu.

Afirmem incessantemente ‘Eu sou Eu’ e realizem o Atma.

Rompam com a ilusão da separatividade. Encarnações do Amor, vocês são Meu próprio Ser”

A seguir,apresentamos a Meditação na Luz orientada por Swami.

“Reserve uns poucos minutos no início de cada dia para a prática deDhyana- meditação.

Mais tarde, você estará pronto para aumentar aduração.

Será assim quando você experimentar um agradávelsentimento de Paz.

Que a meditação seja praticada nas horas que antecedem a aurora (entre 3 e 6 da manhã).

Tais horas são preferíveis porque o corpoestá repousado pelo sono e as peregrinações do dia-a-dia ainda não se imiscuíram nos sentidos e nãotransviaram as energias físicas e mentais.

Disponha de uma lamparina ou uma vela com umachama firme e ereta.

O fulgor de uma chama nunca diminui, embora muitas outras chamas possam vir a ser acesas a partir dela.

É por isso que a chama é o mais apropriado símbolo do EternoAbsoluto.

Sente-se em qualquer ásana (postura firme, com a coluna ereta) que seja confortável, diante da chama.

Olhe firme para esta; depois, fechando os olhos, tente senti-la dentro de você, entre assobrancelhas.

Deste ponto, deixe-a crescer no rumo do lótus do seu coração, iluminando o trajetoque fizer.

Quando ela entrar no coração, no ponto central do peito, visualize as pétalas do botão delótus, uma a uma, se abrindo, e que cada pensamento, sentimento, emoção e impulso está sebanhando na Luz que remove as trevas.

Não há espaço onde a treva ache refúgio.

Só lhe resta fugir àpresença da Luz. Imagine que a Luz se faz mais ampla, maior e mais refulgente.

Penetra os membros e, assim, eles já não podem se ocupar com atividades sombrias, perversas, suspeitas.

Tornaram-se agora instrumentos da Luz, isto é, do Amor, e você está consciente disso.

A luz enchea língua.

Falsidade, calúnia, jactância, maledicência desaparecem.

Chega aos ouvidos.

Todos osdesejos maus que os infestam e infectam são destruídos pela radiosa Luz da Sabedoria e da Virtude.

Os ouvidos estão isentos de puerilidade e de veneno.

Que sua cabeça fique carregada de Luz.

Todosos pensamentos viciados e perversos desaparecem, por serem comensais das trevas.Imagine que a Luz em você cada vez mais se intensifica; e isso, real e exatamente acontecerá.

Deixe-a expandir-se em sua volta, envolvendo-o em Sua refulgência de Amor: deixe-as alargar-se apartir de você em esferas cada vez mais amplas, alcançando e envolvendo seus parentes maispróximos, seus entes amados, seus amigos, seus companheiros, e também estranhos, inimigos erivais – os homens todos do mundo, todos os seres da criação inteira.

Faça isto sem falhar, todos osdias, tanto quanto desfrute a meditação; faça-o de forma profunda e sistemática.

Hora certamentevirá em que você não mais curtirá pensamentos sombrios e maus, não mais nutrirá planos negros e sinistros nem mais terá apetites por alimentos e bebidas intoxicantes, não mais manipulará coisas feias e inferiores, não mais padecerá tendência à infâmia e injúria, nem formulará maus desígnios.

Você estará então no Reino Divino, e gozará a Paz que transcende o alcance das palavras.

Permaneça nessa emoção, testemunhando a Luz, sendo Luz por toda parte e para todos.

Se estiver acostumado a adorar Deus em uma das suas Formas, visualize-A nesta Luz.

Deus é Luz; Luz éDeus.

Quando Luz encontra Luz, tudo é Luz.

Fronteiras não existem entre a sua Luz e a Luz d’Ele.

Elas se completam.

Elas se fundem.

”QUEM SOU EU?

KO-HAM EU SOU DEUS... SO-HAM

55“Um trabalho especial de concentração não implica ser parte da meditação.

Aconcentração já está em vigor onde quer que a mente, a inteligência e os sentidos sejam usados.

Sem ela, você não poderia sequer andar.

Não necessitaprática especial.

Está abaixo dos sentidos.

A meditação está acima dos sentidos.

Entre a concentração e a meditação, como uma separação entre as duas, está acontemplação.

Da concentração para a contemplação e então, depois,meditação.

Enquanto o indivíduo pensa, 'Eu estou meditando', isso é a mente, e não é meditação.Se o indivíduo sabe que está meditando, ele não está meditando.”

“A meditação, como descrita por Swami, é a estrada real, o caminho fácil.

Por que se preocupar comoutras práticas?

Para que a meditação seja efetiva, deve haver uma prática constante, sem pressa e sem preocupação.

Com a prática constante, a pessoa se torna calma e o estado de meditação acontecenaturalmente.

Pensar de outra maneira é debilidade.

O sucesso é garantido. Invoque a Deus, Ele oajudará.

Ele responderá e Ele próprio será o seu Guru.

Ele o guiará.

Ele estará sempre ao seu lado.

Pense Deus, veja Deus, ouça Deus, coma Deus, beba Deus, ame Deus.

Esse é o caminho fácil, aestrada real para sua Meta de romper a ignorância e alcançar a Realização de sua natureza verdadeira, que é una com Deus.”

“Sentar-se ereto é importante.

Entre a nona e a décima-segunda vértebra reside a força vital.

Se a espinha dorsal é ferida nessa altura, a paralisia ocorre.

Se o corpo estiver em posição ereta, como se ele estivesse fixado a um poste reto, a força vital poderá se elevar através do corpo ereto e dar uma intensa concentração à mente.

Além do mais, assim como um pára-raios atado ao telhado de um prédio atrai o raio, de modo semelhante um corpo ereto transforma-se num condutor, porassim dizer, para que o poder divino entre no templo do seu corpo e lhe dê forças para empreender sua tarefa e alcançar sua meta.

Um outro exemplo: o poder divino está sempre aqui, como ossinais de rádio.

Mas, para ouvir a música no rádio, deve-se ter uma antena.

Além disso, se o sintonizador não estiver adequadamente ajustado, haverá algum som, mas nenhuma música.

De maneira semelhante, o poder divino, que está sempre presente, poderá fluir para dentro de você sea meditação for correta e se o corpo estiver ereto.”

“Não é prático tentar se concentrar naquilo que não tem forma.

Concentrar-se no Jyoti (luz - chamada vela) é uma ilustração.

O objeto de concentração pode ser o som, a forma, o Jyoti, etc.

Precisa ser algo concreto.

Não é fácil fixar a mente no abstrato.

Por que uma luz?

Se vocês pegarem uma porçãode areia muitas vezes seguidas, a areia, da qual essa porção é retirada, se esgotará com o tempo.

Se cada um tirar água de um tanque, o tanque secará.

Mas milhares de pessoas podem tomar a chamade uma vela para acender suas velas, e a chama em nada diminuirá.

Recorde-se também de que meditar cedo, pela manhã, é melhor.

A mente está quieta e não há a pressão das responsabilidades.

Para a prática de meditação a hora é importante, e a mais indicada é chamada Brahma muhurtha.

Você terá de escolher a Forma que lhe aprouver para sobre ela meditar durante o período chamado Brahma muhurtha, que vai das 3:00 às 6:00.

Você terá de meditar sempre à mesma hora todos osdias.”

“A primeira prática espiritual que se deve adotar é o cultivo do silêncio interior, para acabar com o diálogo ininterrupto com a mente.

Deixe a mente descansar durante algum tempo.

Não projetenela detalhes irrelevantes, ou a polua com emanações de inveja e avareza.

Cada idéia que acolhemos, tanto boa quanto ruim, fica impressa na mente.

Um elemento de fraqueza einconstância é, assim, introduzido na mente.

Mantenha a mente calma e limpa.

Não a agite, todo momento, por meio de seu diálogo incessante”

“Nunca use palavras desagradáveis contra os outros.

Tais palavras nunca deveriam macular sua língua.

Lembre-se de que há Deus dentro do seu coração,assim como nos corações de todos ao seu redor.

Ele vê e ouve tudo. Quando você usa palavras rudes, cruéis, iradas e desagradáveis contra os outros, o Deus emvocê e na outra pessoa é machucado.

A língua é uma ferramenta que pode prejudicar você etambém os outros.

Então, seja muito cuidadoso; use-a somente para seu bem e para o bem dosoutros.

O melhor meio de usá-la é falando palavras bondosas, repetindo o Nome de Deus ecantando Sua Glória”

“Vocês não devem nunca se deixar emaranhar na rede desse mundo e de seus problemas. Tentemescapar para o ar mais puro do espírito sempre que puderem, levando o nome do Senhor em sua língua.

Das 24 horas do dia, tirem 6 para as suas necessidades individuais, 6 para o serviço aos outros, 6 para o sono e 6 para repousar na Presença do Senhor.

Essas seis horas dotarão vocês com aforça do aço.

Aqueles que desejam fixar-se na Divindade devem buscar a solidão, praticar ameditação (Dhyana) e a repetição do nome de Deus (Japa) em horários específicos, adquirir capacidade de foco através dessas práticas e sempre engajar-se em ações pela prosperidade de todosos seres.

Essas práticas devem ser sempre empregadas na realização do trabalho sem preocupação por seus frutos”

“O elemento mais importante na existência humana é o pensamento firme.

Assim como são os pensamentos, é a fala.

Assim como é a fala, são as ações.

A harmonia desses três levará à experiência da Divindade.

As palavras saem do coração.

Elas devem estar cheias de compaixão.

O coração é a morada da compaixão e a fonte do amor.

Assim, tudo aquilo que emana do coraçãodeve estar repleto de amor.

Esse amor deve expressar-se na fala.

O fluxo de amor na fala deveencontrar expressão concreta na ação.

A retidão reside no seu coração.

Está na sua conduta, nosseus pensamentos, nas suas palavras e ações.

Quando os impulsos nascidos do coração são expressos em palavras, isso é Verdade.

Colocar em prática tais palavras que brotam da pureza éretidão. Amor em ação é retidão.

Amor na fala é verdade.

Amor em pensamento é paz.

Amor emcompreensão é não-violência.

Percebam que Deus está em todos e pratiquem a não-violência”

“Seja grato ao Senhor que lhe deu o Tempo, assim como a ação para preenchê-lo.

Ele lhe deu oalimento, assim como a fome para saboreá-lo.

Mas isso não o autoriza a se envolver em ação sem terdiscernimento.

Quando constrói uma casa, você instala uma porta na frente, para deixar todos quesão bem-vindos entrar e manter do lado de fora aqueles que não são.

Você não mantém as portas abertas para todos entrarem como e quando quiserem. Igualmente, examine os impulsos e os motivosque entram em sua mente; mantenha de fora o degradante, o humilhante, o pernicioso.

Vocês devemsempre lembrar-se de dois grandes princípios - trabalho e adoração - e segui-los em cada minuto desuas vidas.

Em qualquer tarefa que assumam, dêem o melhor de si.

Façam seu dever da melhorforma e para a mais alta satisfação de todos os envolvidos”

“O mundo inteiro sofre hoje de desordem e violência porque as pessoas perderam a fé no Ser Interior (Atma-Vishvasa).

Elas promovem o apego ao corpo e ignoram o Espírito.

Isso está errado. Considerem o que quer que façam como um trabalhode Deus.

Isso pode ser aplicado a todo ato corriqueiro da vida diária, seja varrero chão, cozinhar ou cortar vegetais.

Cada uma dessas ações pode sertransformada em um exercício espiritual pelo espírito no qual a realizam.

Instalem o Divino em seus corações e cumpram seus deveres com devoção ededicação”

Om Sai Ram !!!

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