"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ILUMINAÇÃO DENTRO DE NÓS

Conhecer a natureza verdadeira da nossa experiência e manter esse conhecimento é o meio para alcançarmos a iluminação. A iluminação não é algo novo. Não é algo que criamos ou fazemos com que passe a existir. Iluminação significa simplesmente descobrir dentro de nós o que já está lá. É a plena realização da nossa própria natureza intrínseca chamada de buda ou, em tibetano, “sang dje”.

“Sang” significa “imaculado”, ao passo que “dje” significa “realização plena”; assim como da escuridão surge a lua, da ignorância emergem as qualidades da natureza intrínseca da mente.
Como a água, que é fluida em seu estado natural, mas vira gelo quando submetida a baixas temperaturas, a natureza verdadeira da mente — que pode ser chamada de Deus, Buda, perfeição — aparece de forma diferente quando obscurecida por confusão e visões ilusórias.
O Buda não se transferiu para outro lugar, da mesma forma que a água não o fez. Quando o gelo derrete, a água recupera suas qualidades naturais. Quando os obscurecimentos da mente são removidos, a verdade da nossa natureza torna-se aparente.
Chagdud Tulku Rinpoche, em “Portões da Prática Budista“.




Acenda sua luz interior, a luz da sabedoria e da bondade.

Dedique alguns minutos de seu dia à meditação, porque o homem iluminado não encontra trevas em seu caminho.

Por onde passa, a luz se irradia de si mesmo, atingindo todos os que lhe estão perto.

Mergulhe em seu íntimo, e ouça a voz de sua consciência, que é a voz de Deus falando dentro de você mesmo.


Fonte: Livro Minutos de Sabedoria, pág. 262

Nenhum comentário:

Postar um comentário