"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os nossos corpos têm o seu próprio vocabulário

Os nossos corpos têm o seu próprio vocabulário

A oração do corpo é parte da nossa herança espiritual. Há muitas coisas que podemos fazer por meio dos nossos corpos que podem melhorar ou restringir as nossas preces. Por exemplo, o simples ato de sentar-se tranqüilamente é uma arte que nos ajuda a prestar atenção em Deus. Os nossos corpos são parte das nossas vidas de preces.

A linguagem não-verbal do corpo afeta imensamente as nossas preces. Considere as nossas mãos. Contemple-as durante o momento de oração. Podemos estar rezando com as nossas mãos abertas ou fechadas, com os punhos tensos ou relaxados. As posições das nossas mãos fazem uma enorme diferença nas nossas orações. Mantenha-las abertas e levemente levantadas.

Os nossos corpos são espaços físicos e ocupam espaço. Eles são até mesmo chamados "templos" de Deus nas escrituras do Novo Testamento. Os nossos corpos são dádivas, feitos de carne e osso. Os nossos corpos são necessários para orações! Durante os séculos, muitas pessoas que buscam com boas intenções tentaram separar as preces dos seus corpos. Um número crescente de pessoas que buscam sabem que a separação da mente e do corpo não leva à unicidade (a palavra em hebraico é shalem).

Algumas pessoas não gostam dos seus corpos. Na cultura norte-americana, um grande número de pessoas estão obcecadas com a imagem dos seus corpos. A juventude perpétua parece ser um objetivo para milhões de pessoas.

Quando o nosso cabelo está grisalho, nós o tingimos. Ao invés de jejuar para o crescimento espiritual, nós fazemos dietas ou sofremos de bulimia em uma tentativa de alcançar uma imagem cultural de corpos esbeltos, que é quase que impossível para a maioria da população! Muitas pessoas comem demais, fumam demais ou abusam do álcool ou de outras substâncias químicas.

Alguns podem até literalmente punir os seus corpos com um regime de exercício que não é saudável. Alguns mudam o tamanho dos seus seios, dos seus narizes, dos seus queixos e outras partes do corpo na busca da beleza e da alegria.

Incontáveis números de pessoas chegam até a ter medo dos seus corpos e têm "desejos secretos". Por exemplo, muitos gays, lésbicas, bissexuais e pessoas que mudaram de sexo cresceram em culturas que têm medo e não entendem corretamente a sexualidade humana. Ao invés de aceitar a sua sexualidade como um dom de Deus, muitos irão esconder os seus sentimentos. Alguns descobrem alegria em seus corpos, enquanto que outros já tiveram experiências de opressão e perseguição.

Mas, para Deus todos são sagrados. Todos somos ícones (a palavra em grego para imagens) de Deus, pois o criador de "Adão e Eva", também criou "Rute e Naomi" e "David e Jonathan".

Os nossos corpos são presentes preciosos e uma bênção de Deus. Isto pode nos ajudar na nossa orientação espiritual comum de buscar ao Sagrado, ao Abençoado, à Alma.

Mesmo quando os nossos corpos nos traem por meio de doenças e sofrimentos físicos, eles nos ajudam a rezar.

À medida em que nós envelhecemos, as nossas preces podem ser melhoradas por meio de orações contemplativas e centrantes que nos ajudam simplesmente a descansar/ esperar/ estar na presença de Deus.

A prece do corpo pode ser vivida simplesmente por meio de abrir ou fechar os olhos. Escutar a batida dos nossos corações é algo que podemos fazer com corpos que são menos que perfeitos.

Nas escrituras judeo-cristãs, somos chamados a amar Deus, amar os nossos vizinhos e a nós mesmos.

Precisamos amar os nossos corpos tal como eles são. Podemos começar a clamar a nossa relação de amor com Deus por meio da simples consciência da oração do corpo.

Há muitas posições e gestos de corpo significativos que convidam as nossas mentes e corações a uma presença cheia de preces. Algumas pessoas usam um tapete para rezar ou têm um espaço para rezar em suas próprias casas. Outras criam um espaço para orar ao fechar uma porta - isso é o que Jesus chamou de "armário de preces".

Podemos rezar com ou sem os nossos sapatos. Tirar os nossos sapatos é símbolo da Terra Santa. Muitas culturas orientais removem os seus sapatos como parte de uma prática de oração regular. O ato de tirar os seus sapatos nos traz a uma profunda humildade espiritual. Os nossos corpos estão em um lugar sagrado.

Muitos gestos simbólicos de orações são preces de corpo universais. Por exemplo, ficar de pé, sentar-se, ajoelhar-se são todos parte do nosso vocabulário de oração. Fazer o sinal da cruz é tomado como importante por muitas tradições religiosas. Podemos ter as nossas mãos voltadas para cima para estarmos receptivos às dádivas de Deus. Alguns tocam o seus corações, fazem uma reverência, usam os braços em uma prece em forma de um cálice. Mesmo o ato de andar devagar pode nos ajudar a mover os nossos corpos em preces.

Prestar atenção aos nossos corpos é essencial para a nossa vida espiritual. Os nossos corpos nos ajudam a sermos mais disponíveis a Deus por meio de uma abertura, equilíbrio, alerta e tranqüilidade interior. São dádivas de Deus e veículos Dele.

Somos criados com uma dimensão tanto espiritual como física.

A postura, respiração, movimento, gestos, vestuário e dieta podem nos ajudar a rezar. Eles nos ajudam a estar totalmente presente à medida que nos aproximamos de Deus.

Jesus nos oferece um belo estudo de prece do corpo por meio dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Ele moveu o Seu corpo em espaços de solidão e comunidade. Ele jejuou intencionalmente mas outras vezes se deleitava com comidas e bebidas. Jejuar (não comer) é uma das muitas maneiras de desenvolver o nosso centro interior. Jesus rezou em muitas posições diferentes. O evangelho traz poucas informações sobre o que ele disse em oração, mas freqüentemente menciona os seus hábitos de oração, posturas e práticas. O vocabulário de preces de Jesus pode ser seu com um pouco de prática.

Tudo o que fazemos com os nossos corpos é uma forma de preces quando o nosso objetivo é estar disponível e receptivo(a) à presença divina.

Respiração e relaxar o corpo podem nos ajudar a rezar.

A simples prece da respiração

A respiração é símbolo da vida e é fundamental para o nosso ser físico. Isso é algo real e poderoso. A nossa respiração nos limpa, dá vida e nos acalma. A prece de respiração mais simples consiste em simplesmente deixar que a nossa respiração seja mais lenta, o que é uma maneira de estarmos receptivos a Deus. Podemos ficar muito imóveis por meio da respiração intencional.

"Um corpo imóvel é um convite a uma mente imóvel e receptiva!"

A oração da respiração é muito simples de ser feita. Descanse por um momento. Escute a sua respiração. Note como o seu peito sobe e desce.

Talvez você esteja nervoso e esteja respirando rapidamente.

Respire normalmente por vários minutos e aceite a sua respiração como ela é.

Estar presente com Deus por meio da prece da respiração pode ser feita de muitas maneiras. Uma das mais simples é conscientemente alterar a sua respiração. Respire normalmente; em seguida, exale devagar, até esvaziar o seu peito um pouco mais do que o normal. Depois encha os seus pulmões devagar. Inspire mais do que o normal e sinta a tensão. Expire devagar e volte a inspirar novamente.

Agora, respire o amor de Deus à medida que você inala. Expire devagar a paz (a palavra em hebraico é shalom) de Deus. Simplesmente inspire amor e expire paz. Agora respire normalmente - você acaba de respirar uma "oração de respiração".

Este tipo de oração centrante pode ser feito em qualquer parte. Podemos nos centrar e estar mais conscientes da presença de Deus no nosso carro, no ônibus, em um elevador ou ao ir ao trabalho.

Outra oração de respiração que muitos têm feito durante os séculos é a famosa prece de Jesus. A prece da respiração é muito simples.

A oração é "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha piedade de mim, que sou um(a) pecador(a).

" Uma frase é inspirada e a outra é expirada de cada vez. Inspire em "Senhor Jesus Cristo", expire em "Filho de Deus", inspire em "tenha piedade de mim", expire em "um(a) pecador(a)". Se você se sente ofendido por estas palavras, mude-as de modo a torná-las mais confortáveis para você. Você só pode rezar se você puder. Deus irá entender e escutar a sua prece.

Uma simples prece ao corpo

Há tantas variedades de preces do corpo quanto há corpos! Mas uma simples prece do corpo pode ser maravilhosa para aqueles que se sentem hesitantes em tentar fazer orações de qualquer tipo.

Encontre um lugar calmo onde você não será interrompido(a).

Relaxe e prepare-se simplesmente respirando a prece da respiração anterior, de amor e paz. Quando você estiver pronto(a), junte as suas mãos em uma posição geral de prece. Levante os seus braços em direção aos céus com todas as suas perguntas e sentimentos que possam ser verbalizados ou não. Abra os seus braços devagar à Presença e permaneça nessa posição. Quando você decidir se movimentar, dê-se um abraço em um espírito de afeição, de amor e de bondade. Abra as suas mãos calmamente para estar mais disponível e ter mais atenção à presença do Sagrado. Repita estes simples movimentos de preces sem palavras várias vezes. Descanse. Seja. Espere. Desfrute da sua prece. Que você possa ser "surpreendido(a) pela alegria!"

Uma bênção do corpo

A prece a seguir vem de "Anam Cara: Um Livro da Sabedoria Céltica", do título original em inglês, "Anam Cara: A Book of Celtic Wisdom", de John O'Donohue:

"Que o seu corpo seja abençoado. Que você perceba que o seu corpo é um belo e fiel amigo da sua alma. E que você esteja cheio de paz e alegria e que possa reconhecer que os seus sentidos são portas de entrada sagradas. Que você reconheça que o sagrado é consciente, que ele te espreita, sente, escuta e toca. Que os seus sentidos se juntem à você e lhe tragam à casa. Que os seus sentidos sempre lhe permitam celebrar o universo e o mistério e as possibilidades da sua presença aqui. Que o Eros da Terra lhe abençoe".


O autor deste material chama-se "Surpreendido pela Alegria" (surprisedbyjoy@yahoo.com). "Surpreendido pela Alegria" é um pastor cristão ordenado pela UFMCC que descobriu que é maravilhoso estar na companhia de Deus e tê-Lo dentro de seu coração. Na soulfoodministry.org, desejamos e oramos que todos os visitantes sintam o carinho e o amor suave de Deus, e que recebam alimentos espirituais para as suas jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário