"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Verdade

A palavra SATYA (Verdade) vem de SAT, que significa SER. Na realidade, nada existe, fora da Verdade. Eis porque Sat ou Verdade é talvez o nome mais importante de Deus. Com efeito, dizer que a Verdade é Deus é mais certo do que dizer que Deus é a Verdade. Mas como não podemos passar sem um soberano ou um General, são mais correntes e permanecerão sempre as designações de Deus como Todo-Poderoso ou Rei dos Reis. No entanto, refletindo mais profundamente, veremos que Sat ou Satya é o único nome que designa Deus mais exatamente e com um sentido mais completo.

Onde está a Verdade está também o conhecimento verdadeiro. Onde não há Verdade não pode existir conhecimento verdadeiro. Por isso associamos o nome CHIT (Conhecimento) ao de Deus.

Onde se acha o conhecimento verdadeiro, há sempre alegria (Ananda) e não há lugar para a dor. Assim como a Verdade é eterna. a alegria que dela provém é também eterna. Daí conhecermos Deus com o nome de SAT-CHIT-ANANDA, isto é, "O que reune em Si a Verdade, o Conhecimento e a Alegria".

Só a devoção à Verdade justifica nossa existência. A Verdade deve constituir o centro de toda nossa atividade. Deve tornar-se até a respiração de nossa vida. Ao chegar a este ponto do caminho percorrido, o peregrino descobre sem esfôrço todas as demais regras da vida e a elas se conforma instintivamente. Mas, sem Verdade seria impossível observar qualquer regra ou princípio na existência. (...)

Para mim, Deus, como Verdade, é um tesouro inestimável: possa sê-lo também para todos!
A Verdade é dura como o diamante e frágil como a flor do pessegueiro.

O êrro não se torna verdade por multiplicar-se na crença de muitos, nem a verdade se torna êrro porque ninguém a vê.

Por sua própria natureza, a Verdade traz em si a evidência: logo que a desembaraçamos das teias de aranha da ignorância, brilha com toda sua intensidade.

A Verdade abstrata só tem valor quando encarnada em homens que a representam provando que estão prontos a morrer por ela.
(Autor: MAHATMA GANDHI )

Nenhum comentário:

Postar um comentário