"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

" Somos todos filhos das estrelas ! "





À 15 billões de anos atrás, inicio deste nosso universo conhecido...

( Nebulosa NGC 2440 )

Tudo começou num único ponto que entrou em expansão até se transformar numa esfera cósmica, de temperaturas muitíssimo altas, de proporções inimagináveis , superdensa , uma mistura de nêutrons e fótons ( partículas de energia luminosaà) que explodiu , liberando uma expansão que prossegue até os dias de hoje. A esta explosão, chamamos hoje de Big-Bang - a grande explosão.

A partir daí , os nêutrons primordiais transformaram-se em prótons e elétrons e a força de atração gravitacional começou a reunir estas partículas , dando origem ao elememto mais simples , o hidrogênio , que até hoje é o mais abundante no Universo.

Núvens de hidrogênio vão como que se esparramando pelo espaço , preparando a formação de futuras galáxias. Dentro dessas nuvens e sempre pela força de atração gravitacional , nuvens menores e mais densas de hidrogênio formaram-se e ,, por condensação , entraram em fusão gerando por sua vez o hélio. Esta fusão tem a propiedade especialde emitir luz . Nasciam aí . as primeiras estrelas ! Essas estrelas primordiais , cheias de hidrogênio não tem vida longa . O suprimento de hidrogênio , que serve como combustível para as reações nucleares vai se esgotando rapidamente e o hélio se acumulando e formando um núcleo no centro da estrela.Sempre por fusão , novos elementos vão sendo criados e o núcleo no centro da estrela . Sempre por fusão , novos elementos vão sendo criados (carbono por exemplo) e o núcleo se contraindo a um ponto onde ele se aquecerá novamente , reagindo com os àtomos de hidrogênio que entram em igniçào , queimando e dando origem a uma esfera flamejante que envolve o núcleo da estrela , enquanto suas camadas exteriores se expandem e esfriam e ela se transforma numa gigante vermelha.

Quando a temperatura do seu núcleo atinge cerca de bilhões de graus centígrafos , acontece uma mudança catastrófica na sua estrutura .

Seu núcleo entra em colapso e as camadas exteriores , com suas reaçòes nucleares ainda ocorrendo , são abuptamente aquecidas a vários milhões de graus. O material é ejeitado , e quando as convulsões acabam , o que sobra é uma nuvem de gás e poeira interestelar( uma nebulosa ).

Há uns cinco bilhões de anos , nascia nosso Sol em uma nebulosa (todas as estrelas nascem em nebulosas). Da mesma maneira como descrito antes , esta nebulosa começou a se contrair , criando uma parte mais densa em seu centro , que começou a se contrair , criando uma parte mais densa em seu centro , que começou a emitir radiações . Conforme a nuvem de gás ia-se tornando menos uniforme , novas condensa''cões se formavam , atraindo material termo - nuclear da supernova (nome que a estrela recebe quando começa a se contrair) que havia explodido , bem como material da própia nebulosa .

A força de atração tornava-se mais potente e a matéria exterior era rapidamente atraída .

Assim , pela força da gravidade e pela adição de matéria cósmica , formaram-se os planetas de nosso sistema . Esta adição de matéria continua até hoje com toneladas de meteoritos sendo incorporados aos planetas todos os anos.

Tudo o que existe no universo físico , incluindo nossos própios corpos , teve origem em uma estrela que explodiu . Podemos dizer que somos crianças no universo , filhos das estrelas ! Do mesmo modo , a energia , a consciência que deu nascimento ao universo é energia . Energia é vibração . O som , a cor , a luz , os minerais , os seres organicos , tudo é vida . Vida é consciência .

Nossos antepassados mais remotos sabiam da ligação existente entre todos os reinos . Podiam compreender a natureza porque "escutavam" o que ela tinha a lhes dizer .

Os átomos que formam nosso corpo hoje , com certeza , estavam à 5 bilhões de anos atrás , no núcleo de outra estrela ...

Assim , podemos afirmar que :

" Somos todos filhos das estrelas ... ! "



Nathaly de Lima Homem

Coordenadora do CPA



http://astronomoperez.sites.uol.com.br/filhos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário