"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Educação do Homem Integral


A Educação do Homem Integral
Ninguém pode educar ninguém. Não é possível. Os governos entendem educação como uma coisa transitiva, do professor para o aluno. Isso só é possivel no nível da ciência, da física. Mas não é possível no nível da consciência, da metafísica.

Einstein tem uma frase que bem poderia ser a bandeira para uma nova educação: "O mundo dos fatos não conduz a nenhum caminho para o mundo dos valores". A educação atual limita-se apenas a fatos, é apenas instrução. E nenhuma instrução, por melhor que seja, aprimora o homem, pois limita-se ao conhecimento de fatos já existentes. O velho slogan "abrir uma escola é fechar uma cadeia" peca por uma ridícula ingenuidade. Os piores criminosos da humanidade não foram analfabetos, muitos deles eram homens eruditos. Abrir uma escola é incentivar a ciência, mas não significa necessariamente intensificar a consciência. Se houvesse consciência suficiente, não haveria necessidade de cadeias. Nem o governo nem as igrejas tratam seriamente da educação, no sentido verdadeiro da palavra.

Jesus passou três anos falando a seus discípulos sobre um mesmo assunto: "O reino dos céus está dentro de vós, é um tesouro oculto que deveis descobrir, é a luz debaixo do velador que deveis pôr no candelabro, é uma pérola no fundo do mar que deveis trazer à tona". E, apesar da insistência do melhor de todos os mestres, os cristãos de hoje ainda acham que o reino dos céus só vem depois da morte.
(Autor: Huberto rohden )

Nenhum comentário:

Postar um comentário