"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PENSAR – OU REPETIR?


PENSAR – OU REPETIR?
(Huberto Rohden)

Os atuais sistemas educacionais tem a tendência de criar repetidores de pensamentos alheios, em vez de pensadores autônomos. Os estudantes devem decorar, memorizar, repetir o que os livros e professores dizem, sem saberem, por si mesmos, discriminar o verdadeiro e o falso.
Estamos na era dos “cérebros eletrônicos”…
E com isto enchemos o mundo de autômatos humanos, reatores atômicos, cuja reação corresponde mecanicamente à ação. Em face do poder da nossa publicidade comercial, o homem perdeu quase totalmente o critério próprio; compra o que o rádio, a televisão, o jornal, o cartaz mandaram comprar, convencido de que necessita aquilo que apenas deseja.
Do homem moderno se pode dizer o que a física afirma da natureza; Nada se cria, nada se aniquila, tudo se transforma.
O homem superior, porém, é criador; produz novos valores; enriquece o mundo com novos valores e experiências inéditas. Não é simples repetidor – é poderoso criador.
Todo progresso verdadeiro da humanidade se baseia em dois princípios: 1) conformidade, 2) não-conformidade; ou seja: tradição e evolução. Deve o homem aceitar do acervo do passado o que nele há de verdadeiro e bom – e deve acrecentar-lhe do tesouro do presente e do futuro o que nele há de verdadeiro e bom.
E essa fusão do verdadeiro e do bom, quer do passado, quer do presente e do futuro, resulta no belo universal.

“Pensar é o trabalho mais pesado que existe, e talvez seja por esta razão para que haja tão poucos se dedicando a ele” (Henry Ford)

Nenhum comentário:

Postar um comentário