Por Jeremy Clarke
JUBA, Sudão (Reuters) - O custo de uma eventual retomada da guerra civil para o Sudão e seus vizinhos poderia chegar a 100 bilhões de dólares, segundo o relatório de uma consultoria, divulgado nesta quinta-feira.
O eventual conflito está vinculado ao referendo de 9 de janeiro, em que o sul do Sudão provavelmente decidirá que deseja ficar independente do restante do país, conforme estipulado em um acordo de 2005 que encerrou uma guerra civil com 2 milhões de mortos.
A aproximação do referendo nessa região rica em petróleo leva os envolvidos a elevarem o tom da sua retórica. Analistas alertam para o risco do reinício da guerra.
No estudo publicado pela consultoria Frontier Economics (http://www.frontier-economics.com), especialistas europeus e africanos alertam que um novo conflito se estenderia bem além das fronteiras sudanesas, podendo representar um prejuízo de até 34 por cento do PIB das nações vizinhas ao longo de uma década.
'Quênia e Etiópia poderia perder mais de 1 bilhão de dólares por ano', afirma o estudo.
O relatório diz que o eventual conflito afastaria investimentos, reduziria a demanda do Sudão por importações, sobrecarregaria os recursos dos países vizinhos, devido ao afluxo de refugiados, e obrigaria os governos da região a aumentarem seus gastos militares.
A comunidade internacional teria de arcar com até 30 bilhões de dólares em operações humanitárias e de paz, e o Sudão provavelmente abriria mão de 50 bilhões de dólares em seu PIB por causa da guerra.