"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O VALOR DA PRESENÇA

O valor da presença não é, afinal, mais do que uma consciência do agora interagindo com o todo. A presença de espírito indica, por sua vez, o domínio de si mesmo. Toda espécie de triunfos tem por base o valor espiritual, mental e físico.

A covardia é a falta de domínio do espírito sobre o físico. Ela tem suas raízes na impaciência e no hábito de se estar sempre com receio de tudo, na carência de coragem, da força, do equilíbrio e da fé.

Mesmo com toda a tecnologia de hoje nada vai substituir o valor da presença; temos o telefone, vídeo-conferência, internet, porém nada é mais importante que a presença. Não só a presença física, mas a presença por inteira, na constante importância de dar valor ao presente, ao agora, uma entrega de si à vida, ao real e a verdade.

Você pode cultivar seu valor e até aumentá-lo em todos os minutos do dia apresentando-se a situações que não deixam de ser sua presença. Haverá de chegar ao seu pleno conhecimento de que cada uma das suas ações, até a mais insignificante, tem sempre duas fases ou aspectos diferentes: a ação propriamente dita e a forma com que você se coloca com suas atitudes, por meio das quais você pode adquirir nova qualidade de vida. O resultado do valor da presença é todo o aprendizado que você obterá com o cultivo da reflexão: no modo de falar, de lidar com o próximo, de lidar com você mesmo, de trabalhar e até de brincar, de todas e de cada uma de suas atitudes fundamentais.

Quando estamos ansiosos e até impacientes por estarmos perto de uma entrevista, uma dívida a ser negociada, na defesa de alguma pessoa, na procura de justiça ou de qualquer outra coisa de que você não tem certeza da vitória, vem o medo da presença, mas o simples fato da sua ausência já o coloca em desvantagem em qualquer situação.

A presença tem o valor do olhar, da expressão onde a verdade é mostrada com muito mais firmeza, porque você está presente de corpo e alma, encarando o momento presente, o agora, com todo o prazer que Universo espera.

Todos nós temos sonhos, desejos e você têm os seus em particular, mas no primeiro ou segundo tropeço parece ter sofrido uma grande perda se não os conseguir; talvez só devesse esperar dois ou três minutos. Pois o receio de ter que esperar ainda esses dois ou três minutos é o volume da incerteza que se forma no seu pensamento, de tal forma que naquele instante se julga, talvez, a pessoa mais infeliz do mundo. O que deixa você levar por essa especial condição de impaciência é converter rapidamente o pensamento da incerteza e, mesmo que a situação não seja favorável, não se esqueça que tudo não passa de um momento, de uma circunstância que pode mudar a qualquer instante, principalmente se estiver presente, mas não só uma simples presença, porém ela como um todo.

Quando jovem, fugi de uma situação onde a minha presença se fazia necessária, porém por pura ignorância não estive presente e em pouco tempo estava em situação de desvantagem. O pior é que mais cedo ou mais tarde tinha que estar presente.

Certa vez eu estava em uma situação de constrangimento que precisava da minha presença, mas a situação de medo se tornava forte. Uma senhora, espírita e de uma grande sabedoria, me orientou no que considerei ser uma simpatia: “Você vai ao encontro da tal pessoa e quando estiver diante dela, olhe bem em sua testa entre os dois olhos e, antes de começar a conversa, firme seu olhar nesse ponto e expresse todo seu carinho rezando uma oração (na época rezei o Pai-Nosso mentalmente) rapidamente e, sem deixá-la perceber, deseje que a situação seja amigável e favorável para ambos”. Fiz tudo como ela tinha orientado e foi muito melhor do que eu esperava. Daí pra frente verifiquei que o valor da presença e o valor do pensamento positivo diante de qualquer situação podem ser modificados. Hoje, sempre que preciso recorro ao velho ensinamento. Só que às vezes troco a oração por um mantra ou por um simples olhar carinhoso, como se já tivesse uma grande intimidade com a pessoa. Confirmo que nunca falhou e sempre saio das situações de forma bem mais favorável do que o esperado.

Essa educação de olhar com carinho, respeito e o desejo de que ambos saiam sem prejuízos é que determina a persistência de um estado de espírito sujeito cada vez mais, no dia-a-dia, a grandes ou pequenos embates, embora, à menor dificuldade que se levante em seu caminho seja até capaz de criá-los quando eles não existam na realidade. Você que está sempre temendo, como que cultivando para si um estado de receio a respeito de qualquer coisa, nada mais faz do que criar em seu ânimo o medo e o receio.

O cultivo da coragem começa na reflexão no equilíbrio com que se deve executar. As reflexões aliadas à coragem vivem tão estreitamente, como o medo e a impaciência.

Se você não aprender a governar suas próprias forças, suas atitudes, muito mais difícil será possuir o domínio da presença em atos de grande importância para a realização dos seus sonhos.

BNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário