"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

domingo, 16 de setembro de 2012

Saturno vai transitar em Escorpião a partir de outubro: o que muda na minha vida?


Saturno vai transitar em Escorpião a partir de outubro: o que muda na minha vida? 
Saturno vai transitar em Escorpião a partir de outubro: o que muda na minha vida?
:: Graziella Marraccini ::
fonte : STUM (Somos Todos Um)
Apesar de serem temidos, os trânsitos de Saturno não precisam ser encarados com receio. Muito se fala sobre o efeito Saturno por ele ser considerado o arquétipo do Pai Cósmico, limitador, castrador, aquele que nos coloca no cercadinho e nos grita um grande NÃO no ouvido! Na mitologia Romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Ele correspondia ao Deus Cronos da mitologia grega; filho de Urano e Geia (a Terra) e pai de Júpiter (Zeus). Saturno era considerado o Deus do Tempo aquele que marca o período que nos prende ao carma terreno e nos mostra e ensina o caminho da evolução através de percalços e obstáculos. De fato, sob sua influência nos sentimos ‘presos ao tempo’, como se estivéssemos atados por correntes a um destino que nos impede de andar depressa, de extrapolar e ir onde desejamos! Sim, Saturno é um Deus Pai que nos ensina a ser pacientes, e a paciência é algo que os agricultores conhecem muito bem já que o respeitam desde o plantio até a colheita de seus frutos. Os ciclos das estações são regidos por Saturno, assim como as horas, os minutos, os segundos...

Saturno representa um processo limitativo e restritivo em muitos sentidos, mas ele nos oferece também a oportunidade de crescer, de plantar e de colher. Ele nos ensina que nada cai do céu e que se quisermos colher, precisamos arregaçar as mangas e trabalhar duro, nos sujeitando as intempéries e aos obstáculos de todo tipo. Sobretudo, ele nos ensina a ser pacientes! A responsabilidade é resultado do processo de escolha que examina o processo evolutivo e avalia nosso amadurecimento. O mundo seria bem melhor se todos tivéssemos mais senso de responsabilidade, não é mesmo? Em nosso Mapa Natal Saturno indica em que área teremos que enfrentar os maiores obstáculos, as restrições, as limitações, mas também indica onde teremos mais oportunidade de crescimento tão necessário para a nossa evolução material e espiritual.

Na astrologia, Saturno simboliza o tempo, os obstáculos, a rotina, a velhice, a solidão e a fatalidade. Rege em nosso corpo a estrutura óssea, os dentes, pele, cabelo e todas as cartilagens e articulações, assim como o sentido da audição e a vesícula. Sua ação é cristalizadora, endurecedora e causadora de pedras, calcificações e calosidades. Bem sabemos o efeito que a velhice faz sobre o corpo humano, não é? Saturno possui um ciclo de aproximadamente 28 anos e meio, tempo que ele demora para dar uma volta completa ao redor do Sol. Ao circular sobre nossa mandala astrológica, considerando seu ponto de partida inicial, ele irá fechar os seus anéis passando de signo em signo e irá nos cercear, aprisionar, mas também examinar e nos dar oportunidades de nos tornar mais responsáveis e maduros. Eu costumo dizer que Saturno é como o ENEM: um examinador que verifica o quanto aprendemos naquele período e naquela área de atuação. Os ciclos de 7 anos aproximados (quadratura, oposições e conjunções) que se concluem aos 28, ½, são bem marcantes na vida dos seres humanos. Aconselho aos leitores que leiam o artigo escrito quando da morte de Amy Whinehouse (Morrer aos 27 anos). Mas não tenham medo, não precisamos morrer com o trânsito de Saturno, tudo porém dependerá de como sentimos a sua passagem sobre nosso mapa, e isso não é igual para todos! 

Os librianos sofreram bastante nos últimos dois anos e meio em que Saturno transitou em seu signo! Porém, tive a oportunidade de constatar no meu consultório que, apesar das dificuldades que apresentou, ele foi um pai maravilhoso para aqueles que aceitaram suas responsabilidades: alguns tiveram filhos (após anos de infertilidade ou com distância enorme desde o primeiro filho), outros casaram, outros compraram casa, outros ainda estabeleceram uma carreira profissional duradoura e sólida. Todos trabalharam duro, certamente, mas seu esforço foi compensador. Esse é o efeito Saturno. Basta aceitar, sem resistência. E aprender. 

No mês de outubro, Saturno ingressa em Escorpião onde permanecerá até o final de 2014 entre movimentos diretos e retrógrados. Em geral, na marcha direta ele nos apresenta o obstáculo, na retrogradação ele nos convida a avaliar a experiência vivenciada. O sofrimento que experimentamos no momento de sua passagem sobre pontos sensíveis de nosso mapa (e especialmente sobre os luminares, Sol e Lua) não serão esquecidos facilmente mas servirão para nos fortalecer. Todos nós temos escolhas, podemos ingressar na escola da vida e estudar com diligência e responsabilidade ou cabular aula. Livre-Arbítrio. O Universo nos dá essa possibilidade de escolha, então, o que você quer fazer? 

Vamos analisar o significado desse ingresso também em nível mundial. O signo de Escorpião é regido por Plutão e representa a área de nossa vida que se relaciona com o controle, com o sexo, com o poder, com a morte. Usamos a energia plutoniana para nossos jogos de manipulação, que são muitas vezes necessários e úteis para vencer o medo. Durante os próximos dois anos e meio teremos oportunidade de fazer avaliações profundas na Casa astrológica (área de experiência) onde se encontra esse signo no nosso mapa. Sabemos (a psicanálise ensina) que o controle não é necessariamente ruim já que ele nos ensina como afastar e abafar os medos da morte surgidos desde nosso nascimento, ao sair do ventre materno. Precisaremos, portanto, avaliar cuidadosamente todos os nossos mecanismos de controle para utilizar as ferramentas certas e isso precisa ser feito com a ajuda de um astrólogo profissional. 

Do ponto de vista mundial, esse aspecto pode indicar que teremos muitas mortes de pessoas poderosas (generais, ditadores, políticos, chefes de estado), que teremos um aumento da miséria coletiva, da fome e do êxodo, (talvez os poderosos se tornem mais responsáveis sobre esses assuntos?), aumentarão os terremotos, as erupções vulcânicas, os cataclismos, teremos mortes coletivas em túneis, cavernas e minas, assistiremos a quedas de pontes, viadutos e até a acidentes nucleares. Enfim, a destruição em massa irá aumentar muito causando muito medo nas coletividades. Possivelmente, esse trânsito indica que o Cosmo virá nos examinar e será como um ENEM para humanidade inteira, que servirá para verificar em que estágio estamos em nossa evolução espiritual. Caros leitores, quando falo de evolução espiritual não estou falando de religião, mas de fé, de sentimento de responsabilidade com o próximo, de valores morais e comportamentais, de amor universal. Precisamos ter mais responsabilidade sobre como usamos o sexo para manipular e controlar o nosso parceiro, como fazemos nossos joguinhos de controle para nos sentir poderosos. A política e os políticos serão os mais examinados e cobrados para tomarem medidas sobre esses assuntos, tenham certeza!

Se 2012 representa o Fim do Mundo, eu não posso afirmar, mas esse trânsito reforça e muito aquelas previsões catastróficas de que tanto fala a mídia. Momento de evolução, Ponto de Mutação. Mas lembrem-se, aqueles que tiverem a tenacidade e a persistência para fazer profundas modificações na área onde Saturno transita, certamente sairão vitoriosos e com muito mérito. 

Bem , caros leitores, eu não vou me delongar muito pois teremos muitas ocasiões para examinar esse trânsito em outros artigos. Por enquanto, gostaria de desejar a todos uma viagem segura, já que não será tranquila. Façam uma análise de suas Progressões Anuais e dos Trânsitos Planetários e se preparem para superar esse exame do céu! 

Desejo a todos uma semana cheia de Luz, em sintonia com o TODO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário