"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Últimas de vírus a (h1n1)



EUA registram sétima morte em paciente com o vírus da nova gripe
Morto é homem de 44 anos do Missouri que esteve no México.País já tem mortes no Texas (3), no Arizona (2) e no estado de Washington.






O estado norte-americano do Missouri relatou nesta terça-feira (19) mais uma morte em um paciente que tinha o vírus da nova gripe. O homem, de 44 anos, morreu eu um hospital na capital, St. Louis. O caso, que ainda precisa ser confirmado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC), é a sétima morte relacionada com a doença registrado nos EUA. Já há mortes nos estados do Texas (3), Arizona (2) e Washington (1). As autoridades estaduais do Missouri vão apurar se o vírus foi a causa da morte. O paciente ficou doente duas semanas atrás, depois de ter chegado de uma viagem ao México.




Laboratórios podem fazer até 4,9 bi de vacinas contra o H1N1 ao ano, diz OMS


Estimativa é 'otimista', diz diretora-geral da agência da ONU.Vacina deve levar ao menos quatro meses para chegar ao mercado.


Os laboratórios farmacêuticos poderiam produzir 4,9 bilhões de vacinas contra a gripe pandêmica por ano, na melhor das hipóteses, disse nesta terça-feira (19) a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, ao mesmo tempo que os países ricos e pobres discutem por causa da limitação dos estoques.Chan disse a jornalistas após um encontro com 30 indústrias farmacêuticas que "há muitas perguntas não respondidas", sobre a quantidade de vacinas que podem ser feitas para proteger a população do vírus H1N1.

De acordo com ela, a estimativa de 4,9 bilhões de tratamentos "é muito otimista", e será muito reduzida se for preciso imunizar cada pessoa com duas doses ou se a produção de vacinas contra a gripe sazonal comum continuar.

Visitante desinfeta as mãos nesta terça-feira (19) antes de entrar em hospital na cidade japonesa de Kobe, uma das mais afetadas pela nova gripe no país. (Foto: AFP)
A chegada ao mercado da vacina contra a eventual gripe pandêmica levaria de 4 a 6 meses, segundo a OMS. Ela precisa passar por testes em cobaias e em humanos antes de ser aprovada. Na mesma entrevista coletiva, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que, embora a doença pareça branda, sua difusão global precisa ser monitorada, especialmente nos países pobres. "Podemos estar num período de graça com o H1N1, mas ainda estamos na zona de perigo", disse Ban. Antes, em discurso à assembleia anual da OMS, ele havia defendido a colaboração entre governos e laboratórios para conter o impacto da doença, que já contaminou quase 10 mil pessoas e matou 79 , principalmente no México


OMS confirma mil casos da nova gripe em 24 horas!!!
Número de mortes atinge 79. Vírus deve se alastrar mais, diz ONU, mas nível de alerta é mantido.
O número de casos registrados da nova gripe pelo mundo subiu de 8.829 a 9.830 em 24 horas, com 79 mortes, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta terça-feira (19).

A doença atinge 40 países, segundo a OMS.A maioria dos novos casos foram registrados no México e nos EUA, onde surgiu a epidemia. O México tem 3.648 casos confirmados em laboratório, com 72 mortes. Os EUA têm 5.123 casos , com 4 mortes. No Canadá, há 496 casos e uma morte. A Costa Rica tem 9 casos e uma morte.
Novo vírus é 'mestiço' de duas variedades de gripe suína, dizem cientistas
Causador da doença seria híbrido de variante americana e eurasiática.Chave para sua capacidade de afetar humanos pode ser gene de 'saída'.
Análises preliminares do material genético do vírus da gripe suína indicam que ele é uma mistura de duas variedades que já circulavam há tempos em porcos da América do Norte e da Eurásia. A afirmação vem de cientistas no Reino Unido e nos Estados Unidos, informa a edição online da revista "Wired".

Andrew Rambaut, da Universidade de Edimburgo (Escócia), Eddie Holmes, da Universidade da Pensilvânia (EUA), e Steven Salzberg, da Universidade de Maryland (também nos Estados Unidos), chegaram independentemente à conclusão após estudar a sequência de genes do vírus disponibilizada pelo CDC, órgão de controle e prevenção de doenças do governo americano. As amostras são de pacientes da Califórnia.

Os dois vírus "pais" da atual variante da gripe suína (o americano e o eurasiático) foram descritos nos anos 1930 e nos anos 1970, respectivamente. O que deve ter acontecido, de acordo com os pesquisadores, é que um ou mais porcos foram coinfectados (atacados ao mesmo tempo) pelas duas formas virais. No organismo do animal, teria acontecido uma recombinação genética entre as duas formas virais.

As cepas que originaram a atual causadora da gripe suína nunca tinham se mostrado infecciosas para seres humanos. Rambaut disse à "Wired" que um detalhe importante da cepa eurasiática, herdado pela atual versão do vírus, é a configuração do gene da neuraminidase -- o N da sigla H1N1 --, molécula que controla a saída do vírus de células infectadas para outras células. Essa versão da neuraminidase nunca circulou em seres humanos, afirma Rambaut, o que provavelmente explica a falta de imunidade das pessoas ao vírus.
Veja os casos da nova gripe confirmados pelo mundo
Dados são da OMS e do Centro de Controle de Doenças dos EUA.Doença apareceu pela primeira vez no México e nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário