"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

sábado, 2 de maio de 2009

Dois municípios do RS tiveram abril mais seco dos últimos 80 anos, diz Inmet

Chuvas em Pelotas e Bagé atingiram menor nível desde 1929.Segundo meteorologista, frentes frias desviaram para o oceano.


A seca preocupa moradores do Rio Grande do Sul. Até a manhã deste sábado (2), a Defesa Civil informa que 150 municípios decretaram estado de emergência por causa da estiagem. No mês passado, a situação ficou mais crítica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em algumas regiões do estado, este foi o mês de abril mais seco nos últimos 80 anos.
É o caso do município de Pelotas (RS), um dos mais atingidos pela seca. No quarto mês deste ano, a cidade registrou 2,9 milímetros de chuva, segundo dados do Inmet. Esta foi a menor quantidade observada desde 1929, quando o total de chuvas registrado em abril foi de 3,2 milímetros.
Bagé (RS) enfrenta situação semelhante. Em abril de 2009, a medição do Inmet 0,8mm de chuva. Em 1929, no mesmo mês, choveu no município, segundo o Inmet.
O meteorologista Gil Russo diz que as medições começaram por volta de 1910, mas eram feitas esporadicamente. Em 1929, os índices atingiram níveis pluviométricos mais baixos.O meteorologista Gil Russo diz que as medições começaram por volta de 1910, mas eram feitas esporadicamente. Em 1929, os índices atingiram níveis pluviométricos mais baixos.

Segundo Russo, do 8º distrito do Inmet, em Porto Alegre, em 2009, frentes frias que passariam pela região trazendo maior umidade, foram desviadas para o Oceano Atlântico.

"Se houvesse condições favoráveis, como uma adequada umidade relativa do ar, estas frentes frias trariam chuva para as regiões em questão. Entretanto, elas acabaram se desviando, e isso prejudicou muito o estado", disse Russo.
Ainda de acordo com o meteorologista, a ocorrência do fenômeno La Niña – um resfriamento das águas do Oceano Pacífico, na região equatorial – também contribui para este quadro, embora não seja fator determinante.

Agravante


Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Cptec/Inpe), a situação na região tende a piorar.

"A época das chuvas na região está terminando. Não choveu na época certa e, daqui para frente, a tendência é que a estiagem se mantenha no sul. Se chover, será em quantidade insuficiente para compensar o período de seca", diz Bahia.
Economia Para enfrentar a situação, municípios do RS começam a adotar o racionamento de água. Na segunda-feira (30), a cidade de Erechim deve iniciar cortes no abastecimento.
O município foi dividido em duas partes e, enquanto uma estiver recebendo água, a outra ficará sem. Os cortes serão feitos a partir do meio-dia e terão duração de 14 horas. Com a medida, é esperada uma economia de 30% no uso da água. Também estão em racionamento os municípios de São Valentim e Floriano Peixoto.
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Nenhum comentário:

Postar um comentário