"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatório da Survival revela as cinco tribos isoladas mais ameaçadas



Um ano após a publicação exclusiva em Terra Magazine das fotos dos índios isolados da fronteira do Acre com o Peru, um novo relatório da Survival International revela as cinco tribos isoladas em maior risco de extinção hoje: os índios do Rio Pardo, no Mato Grosso, os Awá, no Maranhão, os índios que vivem entre os rios Napo e Tigre, no Peru, no rio Envira, também no Peru, além dos Ayoreo-Totobiegosode, no Paraguai.


- Esses grupos estão vivendo a invasão de suas terras por madeireiros, fazendeiros, colonos, grileiros e petrolíferas e todos eles enfrentam grande risco de serem dizimados por doenças para as quais eles não têm imunidade - adverte a Survival International, organização sediada em Londres.




Segundo o relatório, os Awá, os índios do rio Pardo, e os índios do rio Envira estão sendo vitimas de uma destruição causada pelo comércio ilegal de madeira de lei, que avança até mesmo nas mais remotas áreas da Amazônia.


Os Ayoreo-Totobiegosode do Chaco, região de cerrado no oeste do Paraguai, estão vivendo o desmatamento ilegal de suas florestas por grandes fazendeiros de gado. Fotos de satélite registradas nos último ano, revelaram grandes áreas desmatadas ilegalmente no coração das terras desses índios.


Na região mais ao norte do Peru, os índios que vivem entre os rios Napo e Tigre se encontram no meio de pleno ‘boom’ do petróleo peruano. Nos últimos anos, 75% da Amazônia peruana tem sido loteada por concessões para a exploração de petróleo e gás. O presidente do Peru nega a existência de índios isolados na região Napo/Tigre, apesar das inúmeras evidências de sua existência.


O relatório da Survival chama a atenção dos governos do Paraguai, Brasil e Peru para que protejam urgentemente as terras dessas tribos.


- A publicação dessas fotos há um ano atrás, causaram uma grande mobilização para apoiar a causa das tribos isoladas. Muitas pessoas não tinham idéia de que aquelas pessoas existiam, e menos ainda de que existem mais de 100 tribos isoladas no mundo. No entanto, muitos governos ainda se negam dar um simples passo - proteger devidamente os territórios desses povos -, sendo essa a única garantia para a sobrevivência dos índios isolados - afirma o diretor da Survival, Stephen Corry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário