"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Falta de conhecimento e estudo leva homem ao misticismo


Estamos há milhares de anos num processo de evolução e descobertas. A cada dia que passa o homem fica conhecendo mais, e com isso aumenta seu banco de dados passando a acreditar nas coisas que fazem sentido e possuem explicações lógicas.
Nosso mundo possui vários mistérios que ainda não foram analisados e nem pesquisado pela ciência. Estes mistérios desconhecidos dão asas a imaginação humana que tenta explicá-los de uma forma superficial e irreal criando desta forma lendas e mitos que passam a ser temidos e respeitados pela população.
No passado as condições provocadas pelas intempéries como o relâmpago, o trovão e os raios eram coisas de Deuses. Os índios adoravam o Sol e a Lua. A aurora boreal foi responsável por diversas lendas. O fogo fátuo foi confundido com almas penadas. As fases da Lua foi confundida com o humor dos Deuses. E assim o homem criou um monte de rituais para cultuar fenômenos que não eram compreendidos com magia e feitiço.
Estamos no século XXI. O homem já conhece várias tecnologias, tem amplo domínio da escrita e a nossa comunicação está globalizada. Basta um ou dois toques num "mouse" de um computador e nos comunicamos com o resto do mundo. E ainda assim o homem tem necessidade de acreditar no mundo misterioso.
A questão do mistério está ligado diretamente a fé e a busca de cada um. Podemos acreditar no que quisermos, porém a crença tem o alto preço dos enganos e mentiras. Crer no que não podemos provar é dar um cheque em branco para nossas convicções. Isto faz do homem um ser frágil e que demonstra uma enorme carência de conhecimentos que ainda estão por serem desvendados.
Muitas coisas que hoje fazem parte da crença humana são místicas. O misticismo muitas das vezes faz com que o homem feche seus olhos para a razão. Muitas pessoas se entregam ao misticismo de tal forma que as levam ao fanatismo e que por conseguinte a atitudes ignorantes. E é o aproveitamento desta capacidade que o homem tem de se entregar que leva várias pessoas a fundar instituições que se aproveitam desta fragildade humana para se enriquecerem.
O homem em sua plenitude de evolução precisa ser mais questionador e racional. Antes de afirmar que algo é verdade pela crença ele deve procurar a verdade pelo conhecimento. Esta prática é uma questão de auto defesa e principalmente uma luta contra a ignorância.
Em nome da fé pessoas se sacrificaram, se mutilaram, se transformaram, se emocionaram e até mesmo se mataram. A vida é o bem mais precioso que temos e precisamos lutar por sua preservação e principalmente por sua continuidade em harmonia.
Por outro lado em busca do conhecimento a ciência já mutilou, danificou, estragou e matou, mas a diferença é que ela esclareceu embora de uma forma condenável também.
A verdade é que a falta de conhecimento leva o homem a ter sede do saber. O desespero de não saber -muitas vezes leva o homem ao misticismo e muitas vezes ser místico é colocar uma venda em seus próprios olhos.
É preciso secompreender que só a verdade liberta o homem da ignorância e que esta é o objetivo maior de toda uma raça que realmente não está aqui por um acaso, mas sim para buscar a cada dia novos conhecimentos que completem este maravilhoso processo de evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário