"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Chefe da ONU diz que ritmo da mudança climática é "alarmante"



O impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo "alarmante" e medidas urgentes devem ser tomadas, disse nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"O que é assustador é que os cientistas estão agora revendo suas previsões, reconhecendo que o impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo muito mais rápido", disse Ban, referindo-se ao novo relatório que está em andamento do Painel Intergovernamental da Mudança Climática.

"Isso é muito sério e alarmante. É por isso que eu tenho pedido que se nós tomarmos qualquer ação, devemos agir agora, não importa de onde você venha. Países ricos e pobres, nós devemos resolver essa questão juntos", disse Ban no seminário.

O pedido por urgência feito pelo chefe da ONU repete seu discurso em uma conferência de negócios no último fim de semana na Dinamarca. Líderes mundiais se encontraram em Copenhague para discutir políticas climáticas de longo prazo, antes de uma conferência da ONU em dezembro com o objetivo de formalizar um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário