"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Obama cometeu 'grave erro' ao apoiar sanções, diz presidente do Irã



Ahmadinejad acusa EUA de 'proteger' Israel, que seria um 'país condenado'. Iraniano repetiu que a resolução da ONU contra Teerã não tem valor.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, voltou a atacar nesta sexta-feira (11) os Estados Unidos e Israel, 48 horas depois da aprovação de novas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra seu país. Ele disse que o presidente Barack Obama cometeu um grave erro ao promover as sanções ao invés de estabelecer vínculos amistosos com o povo iraniano.

Ahmadinejad repetiu, durante uma visita ao pavilhão iraniano da Exposição Universal de Xangai, que as novas sanções apoiadas por todos os membros permanentes do Conselho de Segurança, entre eles Rússia e China, "são papel sem valor".

ahmadinejadO presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, é fotografado nesta sexta-feira (11) durante discurso em Xangai. (Foto: AP)

O presidente visitou o pavilhão de seu país durante o "Dia do Irã" na Expo de Xangai depois de participar em uma cúpula regional de segurança em Taskent, a capital do Uzbquistão, na qual estavam presentes os presidentes chineses Hu Jintao e russo Dimitri Medvedev.

A visita de Ahmadinejad a Expo acontece num momento delicado das relações com a aliada China, que apoiou a iniciativa dos Estados Unidos de promover novas sanções. Mas Ahmadinejad tentou nesta sexta-feira evitar críticas diretas a seu principal sócio comercial.

"O principal problema é a administração dos Estados Unidos e não temos problemas com os demais", assegurou ele aos jornalistas.

"Creio que o presidente Obama cometeu um grave erro. Ele sabe que a resolução (do Conselho de Segurança da ONU) não terá efeito", afirmou à imprensa.

"Muito em breve ele se dará conta de que não fez uma boa escolha e que bloqueou a via para estabelecer vínculos amistosos com o povo iraniano".

Ahmadinejad acusou ainda os Estados Unidos de proteger Israel, que, segundo suas palavras, é um país condenado.

O presidente iraniano questionou os argumentos dos Estados Unidos para justificar as sanções. "Está claro que os Estados Unidos não são contra as bombas atômicas porque tem na região um regime sionista com bombas atômicas", declarou.

"Os Estados Unidos estão tentando salvar o regime sionista, mas o regime sionista não sobreviverá. Está condenado", enfatizou.

Também chamou de "instrumento ditatorial" o Conselho de Segurança da ONU, que votou as sanções contra seu país. "Acabou o tempo da intimidação e da coerção", acrescentou. Acusou ainda as potências nucleares de quererem monopolizar a tecnologia nuclear. "As potências nucleares não deixam outros países utilizarem a energia nuclear, inclusive se for de forma pacífica. Algumas delas já utilizaram bombas destruidoras."

"Essas potências querem monopolizar a ciência e a tecnologia a fim de proteger seus interesses materiais", disse.

Na quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU votou novas sanções militares e financeiras contra o Irã em razão de seu controvertido programa nuclear.



Nenhum comentário:

Postar um comentário