"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

terça-feira, 15 de junho de 2010

Após denúncia de assentados, Ibama flagra corte e multa madeireiro no PA

No total, fiscais identificaram 40 hectares de floresta desmatada.
Órgão investiga se infrator usava plano de manejo para encobrir corte.

Uma denúncia feita por moradores da reserva legal do Projeto de Assentamento Cururuí, em Pacajá, no Pará, levou agentes do Ibama a interromperem, nesta sexta-feira (11), a extração ilegal de madeira que ocorria no local.

Durante a operação realizada na cidade, que fica a cerca de 600 quilômetros de Belém, os fiscais apreenderam 1,4 mil metros cúbicos de toras recém-cortadas. As árvores escolhidas tinham alto valor de mercado, como o angelim, a maçaranduba, o ipê e o jatobá.

Foto: Lucivaldo Serrão/ Ibama/ Divulgação

Toras encontradas eram de árvores recém-cortadas. (Foto: Lucivaldo Serrão/ Ibama/ Divulgação)

O madeireiro responsável pelo desmatamento foi multado em R$ 430 mil e também teve seu trator, avaliado em R$ 200 mil, apreendido.


De acordo com os denunciadores, o madeireiro exercia a atividade clandestina por meio de dois planos de manejo florestal na região, onde a mata deve ser protegida e explorada de forma sustentável.

Os fiscais confirmaram o desmatamento denunciado ao encontrar estradas e ramais abertos na mata para extrair a madeira. No total, foram desmatados sem autorização cerca de 40 hectares de floresta.

O Ibama ainda investiga se o madeireiro encobria o corte ilegal de madeira com créditos florestais adquiridos por meio dos planos de manejo legais.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário