"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fumaça e cheiro forte em caverna assustam cidade em TO


Uma comunidade do Assentamento de Brejinho, na cidade de Miracema, a 130 km de Palmas (TO), está assustada com a fumaça e o cheiro forte que saem de uma caverna há mais de vinte dias. Alguns moradores já pensam em deixar o local, com medo de uma explosão.

"Quem mora perto, até mesmo o vaqueiro da fazenda que tem esta caverna, tá falando em se mudar, por causa do cheiro. Mas, por enquanto, não abandonou", disse o tratorista Jeferson Carvalho.

Os moradores dizem que o cheiro parece enxofre. A caverna fica na região de cerrado e seu acesso é complicado. A fumaça e o cheiro atingiram um raio de mais de 100 km.

O especialista em cavernas Fernando Morais e o biólogo Edivaldo Dias, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estiveram no local. Dentro da caverna, há vários morcegos mortos e esqueleto de aves.

De acordo com os especialistas, o combustível para as chamas é esterco de morcego, conhecido como guano. "Pode ter sido autocombustão ou alguém que entrou na caverna com uma chama e deixou lá", afirmou Dias.

Ainda de acordo com o especialista, a fumaça tem amônia, que irrita os olhos e o nariz. Apesar disso, não representa riscos a comunidade.

Já o biólogo afirma que o fogo tem que ser controlado. "Tem que apagar porque está matando os animais e interferindo no ecossistema", afirmou Edivaldo Dias.

A Defesa Civil interditou a caverna para evitar que a população entre no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário