"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Polícia hondurenha confronta seguidores de presidente deposto


Forças policiais lançaram gás lacrimogêneo e entraram em confronto contra centenas de partidários do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, os quais permanecem em frente ao palácio presidencial em Tegucigalpa desde domingo.
Com o apoio de dois helicópteros, as forças policiais desmontaram vários piquetes que obstruíam o acesso à residência oficial e detiveram um número indeterminado de pessoas, calculado em quase 30 por organizações sociais.
Aproximadamente 200 agentes desalojaram membros de agrupamentos da sociedade civil, nos primeiros incidentes importantes desde que o presidente Zelaya foi tirado da presidência e do país, no domingo.
Várias pessoas tiveram que ser transportadas para hospitais por causa dos gases que inalaram, segundo a Agência Efe. Pelo menos oito caminhões do exército entraram na Casa Presidencial para aumentar a vigilância dentro e nos arredores do lugar.
Pouco antes, 27 pessoas tinham sido presas em outros confrontos entre os seguidores de Zelaya e a Polícia, segundo o presidente do Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras (CODEH), Andrés Pavón.
Pavón denunciou que pelo menos 12 estudantes identificados e 15 taxistas foram detidos na operação policial. Os manifestantes tinham passado a noite em vigília no lugar, apesar do toque de recolher decretado por Roberto Micheletti, que foi nomeado no domingo, em substituição a Zelaya.
Fontes da presidência consultadas pela Efe indicaram que não tinham informação sobre detidos e o que estava ocorrendo fora da sede de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário