"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Glossário Esotérico - 10/01/2011.

Olá irmãos de luz!

Vamos continuar com as postagens do nosso querido Glossário e espero que todos tenham uma boa leitura e ótimo entendimento do assunto.

APOCALIPSE (vide também PROFECIA) - Embora este termo venha sendo aplicado estritamente para designar o desfecho da atual civilização humana, ele tem sentido amplo: provém de apokalypsis (do idioma grego), que significa revelação. A revelação autêntica advém de planos abstratos, desconhecidos das lógicas e libertos das leis do espaço-tempo; por isso é supérfluo buscar correlações precisas entre ela e a realidade concreta. Deve ser vista e compreendida como impulso à superação da etapa em que a consciência humana se encontra. É a base do trabalho dos profetas de todos os tempos, trabalho que traz o eterno presente à manifestação. Referência para leitura: A NAVE DE NOÉ e A HORA DO RESGATE, do mesmo autor, Editora Pensamento.


APÓCRIFO - No uso corrente, a palavra apócrifo tomou a conotação de falso, falsificado ou academicamente inaceitável. Porém, em seu sentido original significa oculto, restrito a poucos. No passado, os textos apócrifos eram lidos por uma minoria preparada para penetrar o sentido real das mensagens neles contidas. Hoje, divulgam-se os chamados Evangelhos apócrifos ou Bíblias apócrifas, livros com mensagens que, encontradas posteriormente aos textos oficiais, escapam ao controle das religiões organizadas ou seitas. A maioria dessas mensagens é atribuída aos discípulos de Jesus ou a autores anônimos. Além disso é sabido que nas bibliotecas do Estado do Vaticano se encontram estantes repletas de obras nunca reveladas ao público. Entre essas obras há documentos cujo conteúdo, se corretamente transmitido à humanidade, poderá ser para ela um potente impulso à evolução. Todavia, muitas vezes, é por estar privada de de informações externas que a consciência humana procura compreender fatos sutis e abstratos por vias diretas, podendo então contatar os ensinamentos nos planos internos, mais próximos da origem e, portanto, com menos deturpações (vide ENSINAMENTO e ENSINAMENTO ESOTÉRICO). Assim, e com a intensa estimulação espiritual atualmente disseminada por toda a Terra, o termo apócrifo tende ao desuso.

Continuamos...

Muitas Bênçãos, Luz e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário