"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

continuação ... O ESPÍRITO DE DUAS OBRAS


- 278 -

“Eu abolirei da Terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e
exterminarei da Terra os falsos profetas e o espírito imundo.” - Zacarias.

Não pode haver Cristianismo sem Batismo de Espírito; não pode haver Evangelho
sem Consolador. Menos do que isso, estariam falhas as profecias e haveria fracasso da
parte de Deus e do Cristo, porque foi para Batizar em Revelação que o Cristo Planetário
encarnou.

Quem for idólatra, seja de vestes fingidas, de simulações, de rituais, de paus e de
pedras, procure abandonar tais práticas. Volte-se para a Moral, para o Amor, para a
Revelação, para o Saber e para a Virtude.

Quem for médium ou profeta, tendo por faculdade ou dom espiritual a Graça da
Revelação, da comunhão com o mundo espiritual, que procure saber se está tendo
contato com os santos espíritos ou com os espíritos de treva e de erro.

Cumpre assinalar, também, o dever de evolução contínua, de progresso nos rumos
do Saber e da Virtude. Quem se acomoda aos religiosismos, dizendo que todos invocam
o Senhor, ou que tudo é religião, comete erro grave. A lei da vida é a Evolução. O dever
de cada um é se tornar Espírito e Verdade, assim como o Pai é e quer que Seus filhos
venham a ser.

Religião só a Verdade o é, e quem se acomoda com a Terra do presente comete
crime de lesa-progresso. É preciso tomar cuidado com aqueles que fazem da fé meio de
vida ou carreira político-econômica, porque eles, por causa da pança e do bolso, das
vantagens sociais e de vaidades, cauterizam a consciência e se sustentam no erro,
fazendo errar também aos que neles acreditam.

Convém lembrar que o Cristo foi assassinado pelos mercenários da fé.

Convém lembrar que ainda são os mesmos, aqueles que ficam nas portas do
Templo da Verdade, e não entrando, por causa dos apegos ao mundo, também
prejudicam a entrada aos que poderiam fazê-lo. E tanto pior, porque o fazem em nome
de Deus.

- 279 -

“Caríssimos, não creiais a todo o espírito, mas experimentai se os espíritos são de
Deus, porque são muitos os falsos profetas que se levantaram no mundo.” - I Ep. de
João.

Profeta ou médium é a mesma coisa; é aquele por cujas faculdades os espíritos,
anjos ou almas se comunicam. Entretanto, cumpre notar, embora o espírito seja de Deus
ou bom, pode ser muito inferior em evolução, não conseguindo fazer mais do que
mediocridades.

Temos visto muitos espíritos que, vivendo vida clerical ou contemplativa, ou de
qualquer modo de vida indiferente à evolução, ou cheios de ignorâncias e superstições,
assim continuam a fazer, depois de desencarnados, através de seus médiuns ou profetas.

Como o mundo espiritual é variadíssimo em gradações, sendo as zonas próximas à
crosta muito densas ou paralelas à mesma crosta, é de bom alvitre que os médiuns ou
profetas estudem, procurem conhecer e crescer em virtudes, para favorecerem aos
espíritos que com eles tenham contatos.

Alguns médiuns ou profetas, sendo a reencarnação dos mais adiantados espíritos,
conseguem contatos fáceis, ou por eqüidade vibratória, com os melhores elementos do
mundo espiritual. Mas isto é raro e não pode ser tomado como regra geral. A imensa
maioria dos médiuns atrai espíritos inferiores, porque não procuram ser, eles mesmos,
um pouco melhores, um pouco mais estudiosos.

Espíritos há, viciados em idolatrias e sectarismos, ou em apatias mentais, tudo
fazendo para que seus médiuns nunca sejam mais que medíocres, também. Deus é o
único Pai e o Cristo é o Molde Integral. Portanto, que haja em cada cidadão terrícola um
alguém que procure amar a Deus com toda a força do coração e de toda a inteligência.

É necessário saber se os espíritos são bons; mas é necessário, também, e com muita
acuidade, prezar a lei de Evolução. Quando um espírito for sectário, ou do apostolado
da ignorância, convém adverti-lo. Religião é a Verdade e Programa de vida é o
Progresso.

- 280 -

“Segundo as narrativas dos grandes extáticos, nada poderá igualar a beleza e o
esplendor dessas visões, nem o sentimento de inefável fusão com a Essência Divina,
que eles sentem como se fora uma embriaguez de luz e de música.” - G. I.

O Espiritismo teórico concita ao desenvolvimento das faculdades superiores ou dos
poderes íntimos de cada centelha, encarnada ou desencarnada; entretanto, o que se vê
comumente, e num sentido de aluvião, é o forçamento ao desenvolvimento de
faculdades inferiores, para que entidades também inferiores vivam em perene estado de
estagnação.

Um presidente de trabalhos que tenha bons conhecimentos; uma plêiade de
elementos com boas faculdades em potencial; umas reuniões muito disciplinadas e com
leituras curtas e concisas; e por fim a parte da melhor concentração, pedindo a Jesus,
através dos escalões hierárquicos, o favorecimento de Guias que de fato possam
desenvolver as melhores faculdades.

Nos mundos inferiores as faculdades fáceis são as passivas; mas todos os mundos
devem evoluir, sendo normal que as mediunidades também evoluam. Ademais, é
imprescindível que os chefes de trabalhos saibam conduzir os mesmos, auxiliando os
desenvolvimentos, provocando o progresso. Quando não o souberem por si, que apelem
para o Guia mais competente.

O progresso nunca vem por acaso; pode parecer que sim, mas a realidade é que um
motivo há que o força. Vide no Livro dos Atos o que faziam os Apóstolos, a fim de
cooperar nos desenvolvimentos mediúnicos.

- 281 -

“E havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e
falavam em diversas línguas, e profetizavam.” - Atos, cap. 19.

Espírito, anjo e alma, tudo quer dizer a mesma coisa na linguagem bíblica.

Ao derramar Jesus, do Espírito sobre a carne, bem se vê que não o faria em
espíritos imundos; e o nome das Legiões do Senhor é Espírito Santo, de Deus, de
Verdade.

Absurdo é conceber o Espírito Santo como terça parte de Deus.

O adjetivo Santo, portanto, significa apenas a marca do batismo trazido por Jesus,
que em espíritos imundos não o faria. No capítulo doze da Primeira Epístola aos
Coríntios, também se afirma isso.

E no texto acima, ressalta-se o serviço cooperador de Paulo, favorecendo a eclosão
mediúnica. Todos os Apóstolos faziam a mesma coisa.

Também Jesus ensinou que Deus enviará Espírito Bom aos que pedirem,
merecendo.

É notável o Livro dos Atos, para quem desejar conhecer o Batismo da Revelação,
que foi trazido e deixado por Jesus, aquilo que Roma corrompeu e que no Espiritismo
encontra a integral restauração.

- 282 -

“E como eu tivesse começado a falar, desceu o Espírito Santo sobre eles, assim
como também tinha descido sobre nós no princípio. E eu me lembrei então das
palavras do Senhor, como ele havia dito: João na verdade batizou em água, mas vós
sereis batizados no Espírito Santo.” - Atos, cap. 11.

O Cristo foi profetizado trinta e seis séculos antes de vir.

O derrame de Espírito foi profetizado desde Moisés, desejado para todo o povo,
mais ou menos mil e quinhentos anos antes do Cristo vir. Ele mesmo, Moisés, foi o
primeiro a produzir um batismo coletivo de Espírito.

Com a vinda de Jesus, o Cristo, veio o Pentecostes, a grande eclosão mediúnica, ao
dar-se a ressurreição espiritual do Cristo; e dali em diante, onde quer que os Apóstolos e
seguidores entrassem, dava-se a comunicação dos espíritos.

Portanto, isto se faz notório - o batismo da água foi um expediente formal, do qual
João Batista lançou mão para atrair as gentes e poder falar ao povo da chegada de Jesus.

E o batismo de Revelação ou Espírito, esse é o do Céu ou de Deus. A Revelação sempre
foi chamada A PALAVRA DE DEUS.

Quando os formalismos caírem por terra, cinco palavras lembrarão toda a
importância - Moral, Amor, Revelação, Saber e Virtude.

A Moral equilibra; o Amor diviniza; a Revelação adverte, ilustra e consola; o Saber
autoriza; e a Virtude glorifica.

E não se pode admitir Cristianismo sem Batismo de Espírito nem Evangelho sem
Consolador. Enquanto a Terra for um mundo de corruptores e de idólatras, certamente
será um mundo de guerras, pestes e fomes. Porque estas coisas não são pragas, e sim os
produtos da violação da Lei de Deus.

- 283 -

“Sabe-se que ela se exercia em Delfos, por intermédio de mulheres moças ou
idosas, chamadas pítias ou pitonisas, que desempenhavam o papel passivo de
sonâmbulas clarividentes.” - G. I.

Exatamente. A vidência, a clarividência, a psicometria e a profecia. Sem dúvida que
o Espiritismo representa a Súmula das Revelações, a Chave Geral de tudo quanto foi, é
e será, em matéria de Revelação. Cumpre, apenas, marchar para a frente, pelo
desenvolvimento de faculdades superiores e pela melhora em geral das pessoas. Diziam
os antigos que para os anjos descerem era necessário que os homens subissem. E quem
poderia desmenti-los?

- 284 -

“Aquele que não trouxer as suas mãos puras, que não se aproxime daqui.” - G. I.

Para cada época há a sua responsabilidade. Antes de o Espírito ser derramado sobre
a carne, a legenda supra pairava no frontal do Cenáculo. Depois do Cristo, que veio
tornar livre a Revelação, cada um que escreva isto na sua consciência; não entre para o
cultivo da Revelação, antes de pensar em suas melhoras morais.

Bem salientou Jesus que, de João Batista em diante, o Reino do Céu estava ao
dispor dos violentos - isto é, dos que em si mesmos fizessem violências contra a
inferioridade.

- 285 -

“Plutarco escreveu um tratado em que procurava as razões da extinção dos
oráculos, e a sua degenerescência foi considerada como uma desgraça por toda a
sociedade antiga.” - G. I.

Muito certo, pois com o desaparecimento da Revelação, surtiram no mundo as
clerezias idólatras, o materialismo, a degradação humana. Até o presente, desde que tem
havido Revelações, desde o vedismo iniciático, um revezamento tem havido entre as
Revelações sucessivas e as sucessivas corrupções.

E a última fase agora se apresenta, com a Restauração do Batismo de Espírito, com
o nome de Espiritismo. Isto importa que saibam os espíritas, isto é, os cristãos de
verdade:

a - Que, à Restauração foi dado o nome de Espiritismo, pelo fato de ser a reposição
das coisas no lugar, como Jesus dissera que aconteceria;

b - Que, atrás de Elias ou Kardec, estiveram sempre os Grandes Reveladores, pelo
fato de constituir o Espiritismo a Súmula das Revelações, o próprio Instrumento
Revelador entregue à Humanidade.

- 286 -

“A Verdade é a Alma de Deus, a Luz é o Seu corpo. Só os sábios, os videntes, os
profetas o vêem - os homens não vêem mais do que a Sua sombra. Os espíritos
glorificados, que nós chamamos heróis e semideuses, habitaram essa Luz, às legiões,
em esferas inumeráveis.” - G. I.

Quem quer que saiba ler e procure confrontar encontrará, no Evangelho de João
Evangelista e no Apocalipse, fortíssimos traços pitagóricos. É que Pitágoras fora o
terceiro Grande Concatenador da História das Revelações. E como as Escolas Iniciáticas
tinham uma mesma Chave da Verdade, porque sabiam perfeitamente que a parte de
Deus é Eterna, Perfeita e Imutável, também o Essenismo assim professava, daí
derivando as parecenças doutrinárias ou fundamentais.

Manu e Moisés foram o primeiro e o segundo dos Grandes Concatenadores de
Revelações.

A primeira sentença do texto acima diz respeito a Deus em Sua infinita profundeza,
e na Sua primeira manifestação, que é a Sua Luz. É muito inteligente conceituar a
Verdade como sendo a Alma de Deus, porque a Verdade é o resumo de tudo, quer seja
do Absoluto, quer seja do Relativo.

Quando alguma coisa há, por certo que primeiro de tudo existe a sua razão de ser.

Discutir a coisa em si é um problema, porém discutir a origem da coisa é penetrar no
DIVINO.

Já pensou, leitor amigo, na Essência de tudo e de todos? Já atingiu a sua profundeza
total?

Quanto ao mais, diz o texto sobre as almas e a evolução em geral; diz respeito ao
mundo espiritual e suas gradações hierárquicas. O século vinte, com as narrativas sobre
o mundo espiritual, apenas está minuciando, fazendo ver as coisas pelo miúdo. Mas a
chamada Sabedoria Antiga de tudo já sabia. E se Roma não tivesse liquidado o Batismo
de Espírito, em que grau de conhecimento estaria hoje a Humanidade?

- 287 -

“Foi pela teoria e pela prática, pelas ciências e pelas artes, reunidas, que se
chegou a essa ciência das ciências, a essa harmonia mágica da alma e do cérebro
com o universo, que os pitagóricos consideravam como o arcano da filosofia e da
religião.” - G. I.

E o Espiritismo, trabalho concatenado pelos Grandes Reveladores de todos os dias
da História Humana sobre a Terra, contém a Chave Mestra, a Essência da Verdade
Doutrinária.

Em matéria de Ciência, Filosofia e Religião, conduzirá ao Cristo, ao Molde da
ressurreição final do espírito e à consciência cósmica elevada ao máximo grau. Algum
dia os homens compreenderão o Espiritismo como Síntese Geral das Revelações e
conhecerão o Cristo como Síntese de Todas as Verdades.

Não é preciso inventar o Cristo Cósmico. Não é preciso inventar o Espiritismo
Cósmico. Eles são, por natureza, por essência, de alcance integralmente Cósmico,
Universal, Infinito.

Nada depende do Cristo e do Espiritismo; tudo depende dos homens. Quando os
homens deixarem de ser sectários, fazedores de igrejinhas, escravos de manias que tais,
então o Cristo e o Espiritismo revelarão o esplendor de que são portadores.

A Lei de Deus não é religiosista; ela encerra a Verdade, aquilo que é a Religião
com inicial maiúscula - Moral, Amor e Revelação.

O Cristo, que veio vivê-la ou executá-la, também não foi religiosista; Ele foi o
exemplo vivo da Moral, do Amor, da Revelação, do Saber e da Virtude.

Como a parte de Deus é Eterna, Perfeita e Imutável, a Moral, o Amor e a Revelação
estão ao dispor de Seus filhos; sem haver, da parte dos filhos, o devido esforço em
Sabedoria e em Virtude, nada poderá dar certo.

Não adianta querer começar as coisas pelo avesso, quando se trata de marchar na
direção do Reino de Deus, que está dentro de cada filho Seu.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

continuação ... O ESPÍRITO DE DUAS OBRAS


- 277 -

O PAI NOSSO DOS ESPÍRITAS

“Pai Nosso, que És o Céu, que estás no imo de Tua Manifestação, que é a Criação.

O Teu Nome é Santo, é acima de cogitações humanas, e nós, Teus filhos, não o
pronunciaremos em vão.

Convoca-nos, ó Pai Divino, ao Teu Reino de Luz, Glória e Poder, fazendo sentir a
Tua Presença em nós.

A Tua Vontade é Lei, Justiça e Virtude, Amor e Ordem, sendo normal que lhe
devamos obediência integral.

Tu És o Único Senhor, sendo exato que tudo quanto de Ti deriva é o Pão da Vida, a
que devemos saber aplicar.

Encaminha-nos, Pai Santo, à Pureza e à Sabedoria, a fim de que venhamos a ser
benignos e tolerantes para com nossos irmãos.

E que, Senhor, pelo Conhecimento da Verdade que Livra, saibamos proceder bem,
para sermos acima de tentações.”

terça-feira, 25 de setembro de 2012

continuação ... O ESPÍRITO DE DUAS OBRAS


- 270 -

“Espiritismo” - Codificação

Elias devia vir, consoante as palavras do Cristo, no devido tempo, para restabelecer
tudo. Pelo fato de ser a reposição do Batismo de Espírito, ou Graça consoladora que
Jesus deixaria a toda a Humanidade, começando a sua disseminação pelo Povo de
Israel, Kardec foi aconselhado a pôr-lhe o nome de Espiritismo.

Em linhas gerais, portanto, Espiritismo é sinônimo de Caminho do Senhor ou
Doutrina Excelsa, que Jesus nunca disse ser Sua, porém do Pai ou da Verdade. Suas
bases são a Moral, o Amor, a Revelação, o Saber e a Virtude. Quem procurar saber e
viver assim, terá bebido na Fonte Crística, superando a lei das encarnações obrigatórias,
vindo a ser acima de mundos, formas, transições. E se em algum tempo quiser
reencarnar, será por vontade própria, em benefício de seus irmãos menores, como Jesus
o fez.

No Espiritismo louvamos todos quantos trabalharam e estão trabalhando pela
Humanidade; os Grandes Iniciados não viveram, não foram; eles vivem e são aqueles
que auxiliaram a fazer a Restauração, assim como auxiliam a fazer a Consolidação.

- 271 -

“O passado dos mundos estremece, assim, na luz astral, em miragens incertas, e
o futuro existe nele com as almas vivas que o destino fatal força a descerem à carne.
Eis o sentido do Véu de Ísis e do Manto de Cibele, no qual se urdem todos os seres.” -
G. I.

Vejamos aí os mundos, a começar das nebulosas, carreando as mônadas espirituais,
forçando-as ao trabalho evolutivo. E forçando de modo dialético, com a devida
incidência de um sobre o outro, do espírito sobre a matéria e vice-versa.

Primeiro é a matéria que arrasta o espírito, que o mergulha no turbilhão das
movimentações telúricas, obrigando-o a se desenvolver; e mais tarde, quando
relativamente desenvolvido, começa ele a sua ação, procurando neutralizar as
influências da matéria.

No Cristo, Modelo de Emancipação, a palavra de ordem é abandonar o Reino do
Mundo e marchar para o Reino do Céu, do Puro Espírito. Deus é Espírito e Verdade e
assim quer que Seus filhos venham a ser.

Não é fácil compreender?

Não foram grandes, em Verdadeira Sabedoria, os Grandes Iniciados?

- 272 -

“Uma vez transportado a esse elemento, o espírito do vidente sai das condições
corporais.” - G. I.

É notável o que diz Pitágoras sobre a Luz Astral ou Éter Cósmico, como agente de
ligação entre os mundos e as almas, entre os encarnados e os desencarnados.

Entretanto, como a série das gradações é para nós quase infinita, cumpre saber que
a Luz Astral ou Éter Cósmico representa vastíssima gama. Cada espírito, em
conformidade com o seu grau evolutivo ou vibratório, penetra uma escala da gama total.

Para atingir a Luz Divina, ou coloração opalina cristal e brilhante, ou aquela que define
o Grau Crístico, não é tão fácil assim.

Todavia, essa lei, a do Éter Cósmico, é, de fato, a que conduz ao que denominamos
Divina Ubiqüidade. Aquele cujo corpo astral se for tornando mais opalino e mais
brilhante, tanto mais irá sintonizando com o Centro Gerador, com o Pai Divino,
participando de Sua Glória Infinita.

- 273 -

“Acrescentamos que esta teoria da clarividência e do êxtase se harmoniza
maravilhosamente com as experiências científicas, realizadas por médicos e sábios
deste século, sobre sonâmbulos lúcidos e clarividentes de todo gênero.” - G. I.

Notificamos que transcrevemos textos de modo geral, tanto dos Grandes Iniciados
como os comentários de Edouard Schuré, para facilitar o trabalho e para recomendar a
citada Obra. Como a ignorância e o erro não podem honrar o filho de Deus, tudo
fazemos para ensejar aos espíritas os melhores conhecimentos. Muito ao contrário de
alguns pretensos espíritas, reduzidos e medíocres de entendimento, e que por isso
pretendem que o Espiritismo seja a mediocridade que eles representam, nós sabemos
que o Espiritismo é a Súmula das Revelações, o trabalho feito por aqueles mesmos
Grandes Iniciados, que estiveram atrás de Elias ou Kardec, sob a tutela do Cristo
Planetário. E assim o fizeram, porque o Espiritismo é a entrega à Humanidade do
próprio Instrumento Revelador, a última Revelação, portanto.

Com o passar dos dias, conseqüentemente as faculdades evoluirão, vindo as
superiores a substituir as inferiores, as ativas a suplantar as passivas. E a vidência, a
audição, a psicometria, o desdobramento e outras mais, hão de ser aquelas faculdades
que nortearão os trabalhos mediúnicos. A chamada mediunidade falante será para a
comunicação dos Guias Instrutores e não para as doutrinações de sofredores, quer seja
porque os mesmos terão de rarear e desaparecer, quer seja porque, havendo a
doutrinação no astral, não ficarão, nos profetas ou médiuns, os resíduos fluídicos
doentios.

Com dois bons videntes e uma assembléia de elementos conhecedores e fortes de
pensamento, pode-se fazer muito mais do que com cinqüenta profetas ou médiuns
inferiores, que só conseguem sintonizar com as camadas inferiores do mundo espiritual.
Também a escuridão ambiental terá que desaparecer, pois ela favorece mais aos
inferiores do que aos superiores. Para efeitos de assistência médica astral, de curas e
passes espirituais; para trabalhos psicômetras, em pessoas e objetos, presentes ou
distantes, a boa iluminação sempre foi melhor do que a escuridão ou semi-escuridão.

Nos agrupamentos que contem com Guias Médicos, durante as concentrações, os
videntes e clarividentes podem observar o trabalho dos mesmos, sendo os efeitos
notáveis.

Operam no perispírito, injetam remédios astrais, doutrinam espíritos inconscientes e
malfazejos, mostram e demonstram o trabalho eficiente.

Atendendo ao convite de alguns grandes e antiqüíssimos amigos do espaço,
organizamos um programa e escrevemos, a instâncias deles, uma oração invocativa; e
com as imediatas sessões feitas, tudo resultou em maravilhosos efeitos. A faculdade
falante foi usada apenas para os Guias se comunicarem; e tudo o mais ficou adstrito à
vidência e à psicometria.

Acima de tudo, cumpre salientar, faculdades superiores foram eclodindo e alguns
médiuns que não passavam de bem inferiores ou bisonhos, passaram a ver e a relatar as
maravilhosas movimentações do mundo espiritual. O desdobramento, a vista à
distância, a bilocação; tudo foi eclodindo, causando alegria e oferecendo novas
oportunidades de trabalho, aprendizados e satisfações espirituais.

Eis o programa e a oração. Ela, a oração, faz parte do livro: BEZERRA DE
MENEZES E NARRATIVA INICIÁTICA:

- 274 -

ROTEIRO DAS SESSÕES DE IRRADIAÇÃO

Esta norma diz respeito ao que se acha contido no livro: BEZERRA DE MENEZES
E NARRATIVA INICIÁTICA. Responde a perguntas que nos foram dirigidas, em
virtude da grande repercussão que o livro teve e está tendo, pelos efeitos maravilhosos
que as sessões de curas e assistência vêm prodigalizando aos cultivadores sérios.

. - Oração de abertura. Poesia “DEUS” ou a Crística. Estas sãos ideais, porque
não expõem um Deus exterior ou antropomórfico, e sim o Deus que é Princípio
Sagrado, Essência Divina Onipresente;
. - Leitura ou pregação de caráter evangélico, por vinte minutos, pois estas
sessões devem ser curtas e intensas ao máximo. Os Princípios Eternos e Imutáveis
devem ser preferidos: Criador, Criação, Espírito, Virtude; e afirmação das leis
fundamentais de Existência, Movimento, Evolução, Responsabilidade, Reencarnação,
Comunicação e Habitação Cósmica do Espírito; porque estas Verdades são eternas e
universais, enquanto o mais tudo é questão de minúcias e pormenores;

. - Um minuto ou dois, para cada médium receber seu Guia; basta a saudação,
pois a sessão não é de discursos; as doutrinações serão feitas no plano espiritual;

. - Com brevidade e concisão os videntes e psicômetras relatarão o visto; convém
desenvolver as faculdades superiores dos médiuns, pedindo ao Senhor nesse sentido;

. - Irradiação! Alguém lerá, em voz alta, a Oração de Bezerra e seus
companheiros de trabalho. O presidente citará os doentes presentes e ausentes; os nomes
contidos no livro e nos papéis; e os espíritos trazidos pelos mentores espirituais, para
serem beneficiados;

. - Um vidente, ou dois, poderão relatar o andamento do serviço feito no plano
espiritual, pelos Médicos do Espaço e outros servidores;

. - Ao encerramento, aproveitar a oportunidade da concentração. Porque muitos
rezam e bem poucos sabem aplicar o Poder da Concentração. Por isso, o presidente
indicará distintamente o seguinte, como exercício de contato, o que muito eleva as
criaturas:

A - Mentalizar a Paz Universal, considerando os dois planos da vida e a
Humanidade Cósmica; considerar que o espírito é mais do que mundos, formas e
transições;

B - Mentalizar a Falange da Verdade, ou Espíritos do Senhor, desejando com vigor
que possam estender sobre a Terra o conhecimento da Verdade que livra. Lembrar que a
Ordem Crística foi: Restaurar, Consolidar e Estender sobre a Terra a Doutrina Excelsa,
que tem fundamento nos três sentidos da Lei de Deus: Moral, Amor e Revelação;

C - Mentalizar o Divino Mestre, o Cristo, não para peditórios e louvaminheiras
piegas, e sim como exercício de contato; faça-se da oração o agente superior de ligação,
forçando a paridade vibratória;

D - Mentalizar o Pai Divino, o Sagrado Princípio; procurar entrar em sintonia com
o Ser Total, que é Íntimo e não próximo! Lembrar que temos em nós mesmos o Divino
Senhor, a Causa e o Efeito; tirar proveito da oração em conjunto, procurando o Reino de
Deus que está dentro de cada um. Porque Deus é o Todo Presente e a cada filho cumpre
refleti-Lo;

E - Dizer as palavras de encerramento.

N.B. - Estas sessões devem ser feitas no claro e não devem durar mais do que
oitenta minutos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

continuação ... O ESPÍRITO DE DUAS OBRAS


- 275 -

ORAÇÃO A BEZERRA DE MENEZES

Faça esta ORAÇÃO, mormente às 21 hs. Entre em sintonia mental com os muitos
milhares de irmãos que a fazem, procurando beneficiar aqueles que sofrem, e, acima de
tudo, opondo uma barreira ao desenfreio MORAL que invade a Humanidade. Para fluir
água e dar passes, não se esqueça dela, pois o Lucas Apóstolo cuja última vida carnal
foi Bezerra de Menezes, chefia numerosa falange de espíritos santos e socorristas.

ORAÇÃO

Nós Te rogamos, Pai de Infinita Bondade e Justiça, as graças de Jesus Cristo,
através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros. Que eles nos assistam,
Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando
aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem
conhecer a Verdade e assistindo a todos quantos apelam ao Teu Infinito Amor.

Jesus, Divino Portador da Graça e da Verdade, estende Tuas mãos dadivosas em
socorro daqueles que Te reconhecem o Despenseiro Fiel e Prudente; faze-o, Divino
Modelo, através de Tuas legiões consoladoras, de Teus Santos Espíritos, a fim de que a
Fé se eleve, a Esperança aumente, a Bondade se expanda e o Amor triunfe sobre todas
as coisas.

Bezerra de Menezes, Apóstolo do Bem e da Paz, amigo dos humildes e dos
enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam
males físicos ou espirituais. Santos Espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as
graças e as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem
amigas da Paz e do Conhecimento, da Harmonia e do Perdão, semeando pelo mundo os
Divinos Exemplos de Jesus Cristo.

- 276 -

A Crística é uma oração para ser profundamente meditada; ela encerra tudo em
matéria de verdades fundamentais, incutindo a noção dos elevados princípios, fazendo a
mente pairar nos altos planos das Verdades Eternas, Perfeitas e Imutáveis. Coloca o
filho no seio do Pai Divino e na amplidão infinita do Cosmos, dos Mundos e das
Humanidades.

CRÍSTICA

Sagrado Princípio do Universo, que em Ti mesmo tudo engendras, sustentas e
determinas. Senhor das almas, das leis, dos mundos, das vidas e das virtudes. Causa
Primária, onde tudo começa, onde tudo permanece e onde tudo atinge a sagrada
finalidade.

Pai Divino! Tu que és o nosso Alicerce, o nosso Esteio, a nossa Luz e a nossa
Glória, guia nossos passos, Senhor, para que a Tua Lei seja o nosso Caminho, para que
a Tua Graça seja a nossa Consolação e para que o Teu Amor seja o nosso pão eterno.

Senhor Deus, que nos enviaste a Jesus, o Cristo Planetário, a fim de nos batizar em
Espírito, estende, Senhor, a Revelação aos extremos da Terra e dos infindos mundos,
porque ela é a Tua Palavra. Concede, ó Pai Divino, a palavra de Teus Iluminados

Mensageiros, a Teus filhos do Universo Infinito.

Pai Santo! Enche o Infinito de Servos e Profetas, para que todos saibam das leis de
Existência, Movimento, Evolução, Responsabilidade, Reencarnação, Comunicação e
Habitação Universal.

Senhor do Infinito, faze que todos compreendam, em Tua Lei, a Moral que
harmoniza e dignifica, o Amor que sublima e diviniza e a Revelação que adverte, ilustra
e consola.

Princípio sem fim do Cosmos! Dá-nos o Conhecimento, para que Te adoremos em
Espírito e Verdade, assim como Tu és e queres que Teus filhos venham a ser.

Afasta-nos, ó Pai Divino, de toda idolatria, livra-nos, ó Deus, de toda e qualquer
tentação, liberta-nos, ó Amor, de tudo quanto seja iníquo.

Pai Nosso, que és o Céu, que estás no imo de tudo e de todos. Suspende nossas
almas ao Teu Reino de Luz, Glória e Poder; que embora estando no seio dos mundos,
das formas e de tudo quanto é transitório, é, entretanto, acima de mundos, formas e
transições.

Pai de Justiça e de Amor! Dá-nos a Consciência da Unidade, para que façamos Tua
a nossa vontade; para que o nosso pensamento, vindo a ser sábio, amoroso e
construtivo, seja a oração perfeita e a eterna oferta de gratidão.

domingo, 23 de setembro de 2012

continuação ... O ESPÍRITO DE DUAS OBRAS


- 257 -

A BESTA E A RESTAURAÇÃO

Sofre a Terra, choram as almas, há luto,
Invadem o mundo, cobrem-na as inquietações!
Roma profana a Revelação, age a seu muto,
Blasfema do Espírito, urde suas maquinações!
Prostrado o Cristo, em Seu Augusto Batismo,
Vicejam idolatrias, animalismos, podridões;
Roma alarga o crime, é centro de vandalismo,
Elimina e quebranta, a Luz das Revelações.
No Céu em tempo, Jesus ordena restaurar,
E descem à carne, as almas de eleição;
Trazem o celeste encargo, de começar,
De cavar alicerces, para a Codificação.
Wicliff na Inglaterra, estuda e brada,
Enquanto João Huss, pensa na renovação;
A Checoslováquia freme, gente revoltada,
E o Consolador começa, ali a ter brandão.
Marcham os ideais da Verdade, Lutero vem,
E conseguindo o livre culto, traz alegria;
Traduz a Bíblia, expande-a mundo além,
E o Novo Pentecostes, dentro em breve seria.
João Huss volta à carne, em prosseguimento,
Para fazer o trabalho, de ensinos codificar;
A Codificação é o extrato do Novo Testamento,
Feito à Luz do Consolador, Instrumento de Informar!
A Luz que no Pentecostes Jesus fizera jorrar,
O sistema de reunir, que Paulo tanto expandira,
Elias em Kardec, fizera estuante retornar,
E vigorar triunfante, como jamais o mundo vira.
A perversidade humana, cópia da crucificação,
Tudo fez e tudo faz, para crucificar a renovação;
Mas quem a defende é Jesus-Cristo, o Seu fautor,
Porque Ele morreu na cruz, para legar o Consolador!
Quem por despeito, não quiser aceitar a Codificação,
Que fique com o Livro dos Atos, em fiel interpretação;
Como na Primeira de Coríntios, quatorze, faça reunir,
E daquele modo, os espíritos de Deus se farão ouvir.
O que importa é não blasfemar do Batismo de Jesus,
Que foi e é do Céu, por ser a própria Revelação;
Porque a ela chamavam - Palavra de Deus, e na cruz
Jesus lhe deu, para todo o sempre, Sua homologação.

- 258 -

“Ele salvou aos outros, a si mesmo não se pôde salvar.” - Marcos, cap. 15.

De encarar o Céu pelos visos da Terra, muita gente é capaz; mas de encarar a Terra
pelos visos do Céu, isso já é muito diferente. Aquele que veio para ser o Modelo
Crístico, ou de já ser acima de mundos, formas e transições, não estava ali, pregado
numa cruz, pelo fato de não poder contra ela ou contra o mundo; estava, isto sim, para
ensinar o caminho da Renúncia, do Perdão e dar ao mundo o grande ensino da
Imortalidade e da Comunicabilidade dos espíritos.

Primeiro Jesus atraiu a opinião do mundo sobre si, pelas profecias que a Seu
respeito se fizeram, em trinta e seis séculos, e pelo fato de dizer Ele que era o Cristo ou
Messias; depois pela Sua Vida cheia de portentosos fenômenos mediúnicos,
erradamente tidos como milagrosos; a seguir, pela tremenda perseguição do clero contra
Ele, envolvendo as autoridades romanas; logo mais, pela ruidosa crucificação, que
abalou Israel; em seguida, a ressurreição espiritual; e finalmente o comparecimento por
onze anos a fio, depois de haver derramado o Espírito sobre a carne, que foi a Sua
função missionária.

Morrer em uma cruz, diante daquele povo, cuja história foi traçada sob o
profetismo ou mediunismo, e mediunismo que sempre foi perseguido e trucidado pelos
clérigos, era tão importante como o nascimento, a ressurreição e o grandioso
acontecimento do Pentecostes. A cruz foi o berço do Seu retorno como espírito, foi o
preâmbulo do Batismo de Revelação, que teria feito a espiritualização da Humanidade
em dezenove séculos, se em Roma, no quarto século, não tivesse sido erguida a besta
apocalíptica, para eliminar o mesmo Batismo de Espírito.

Os homens fingidos e hipócritas passaram diante da cruz, lançando ao Divino
Molde as suas blasfêmias; o Pai Divino, entretanto, fê-los conhecer mais tarde a
significação da cruz, colocando o Seu Messias no píncaro da História. E nós sabemos
que tudo em Cristo irá aumentando, com o aumento da evolução dos terrícolas, com a
integração de cada um no Grau Crístico, fato que não poderá falhar, custe mais ou custe
menos, seja feito na Terra ou em qualquer Planeta.

A cruz não foi o fim, foi o começo! Não é a Luz que desaparece no regaço das
trevas; as trevas é que desaparecem no regaço da Luz! Pelos séculos afora, Seus algozes
foram reencarnando, ressarcindo as culpas, aprendendo a amar o Caminho, a Luz e a
Vida; e a Vida, a Luz e o Caminho, jamais afastaram um milímetro a Sua posição, mas
ficou inamovível, perene e glorioso, aguardando o reconhecimento de cada arrependido.
Seus braços, abertos na cruz, continuaram e continuarão abertos, para todos aqueles que
se fizerem penitentes, simples e humildes. A feliz diferença, é que a tortura se converteu
em Glória, porque a morte se transformou em Vida!

- 259 -

“Tomai exemplo de mim, que sou manso e humilde de coração.” - Jesus.

Tomaram os homens a Jesus, mas como objeto de maquinações idólatras, de
comercialismos pagãos, de manobrismos políticos os mais degradantes. Ele nasceu para
exemplificar a Lei, que concita à Moral, ao Amor, à Revelação, ao Saber e à Virtude.

Onde estão os governos e as religiões oficiais que procuram dar conta de semelhante
obrigação?

- 260 -

“Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também teus discípulos vejam as obras
que fazes. Porque ninguém que deseja ser conhecido em público obra coisa alguma
em secreto; já que fazes estas coisas, descobre-te ao mundo.” - João, cap. 7.

Primeiro: Quando José desposou Maria, era viúvo e pai de sete filhos. Como Jesus
fosse concebido por mediunismo ou inseminação mediúnica, José a não conheceu, antes
que Jesus nascesse. Depois Maria teve mais quatro filhos, sendo que Tiago, o Menor,
era irmão de Jesus.

Segundo: Que Jesus, por esse tempo, já tinha estado no Cenáculo do Mar Morto,
estando com os Seus dons Sem Medida expostos; obrava sinais mediúnicos
maravilhosos, o que motivava os comentários dos irmãos. Cumpre saber que Jesus
deixou o Cenáculo com um acompanhamento de setenta discípulos, dentre os quais
escolheu doze, para honrar as doze tribos de Israel. Desejou, com isso, reunir as tribos e
prepará-las para o ministério do Consolador, o que infelizmente não aconteceu, por
causa da guerra que lhes moveu o clero. Se Israel tivesse compreendido o Cristo, o
derramador de Espírito, anunciado por todos os Profetas, nenhuma Roma jamais poderia
ter eliminado a Doutrina da Moral, do Amor, da Revelação, do Saber e da Virtude, para
implantar o seu imperialismo idólatra e blasfemo.

Terceiro: Nenhum dos irmãos de Jesus poderia saber em que pé as coisas iriam
ficar; porque no devido tempo tudo iria acontecer, como aconteceu, para com Aquele
que tinha o Espírito de dons e sinais Sem Medida, tendo portanto os anjos, espíritos ou
almas, subindo e descendo sobre a Sua cabeça. Para um acontecimento ser bem
reconhecido, preciso se torna que tenha tradição, que seja conhecido pelos que
observam o acontecimento. Como poderiam eles saber dos poderes de Jesus, e dos
feitos de que viria a ser motivador, e das marcas que deixaria no mundo, se o Cristo lhes
estava completamente fora de órbita? Como julgar integralmente a um homem que, pela
primeira vez, produziria diante do mundo tais coisas? Porque é indiscutível que através
de Jesus, obrou Deus fenômenos ainda desconhecidos na Terra. Sua delegação
missionária abrangia extensões que o mundo, que a Humanidade ainda não pode
compreender. E, portanto, aqueles que quiserem analisar o Cristo, hão de Lhe ficar
devendo muitas insuficiências.

- 261 -

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu.” - João, cap. 6.

Cristo não é nome, é grau. Jesus, o Cristo Planetário, veio representar na Terra o
próprio Deus, o Pai Divino. É a Síntese das Verdades, que por sua vez é a Verdade
Absoluta em expressão humana, para servir de Modelo, para significar a Sagrada
Finalidade a que todos estão por Deus destinados.

Em Jesus, portanto, a Moral, o Amor, a Revelação, o Saber e a Virtude, tinham toda
a expressão; mas destas verdades cada um irá sabendo perfeitamente, quando nelas for
penetrando, por evolução. O intelecto não basta para conhecer perfeitamente; para isso é
preciso viver. E viver, saiba quem quiser, só mesmo por evolução, pela integração em
um tal estado.

- 262 -

“Eu sou quem o conheço; porque dele sou, e ele me enviou.” - João, cap. 7.

Era preciso ter uma coragem de Cristo, para afirmar diante da gente pagã e bárbara,
apesar de se acreditar religiosa, que era o Cristo, que era o Messias, esperado desde
Abrão, o primeiro a profetizá-lo. Porque só vêem o corpo e não o espírito, observam o
exterior e não o interior.

Restariam os fenômenos maravilhosos obrados, não é isso? Mas para eles
arranjaram o diabo, designaram Belzebu!... No Talmud, livro de leis dos Rabinos, está
escrito que Jesus foi condenado na véspera da Páscoa dos Judeus, por Se ter entregue às
magias e sortilégios.

Observação: Na hora da Restauração da Excelsa Doutrina, cujo fundamento é o
Batismo de Espírito ou Revelação, que dizem os clérigos? Não dizem a mesma coisa da
obra de Elias, o Kardec Restaurador?

- 263 -

“Eis aqui o homem.” - Pilatos.

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, era de antes de haver o mundo
terráqueo, provando com isso as leis de evolução, de hierarquia e de reencarnação?

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, nascera por inseminação
mediúnica e se fizera homem adulto entre os Nazireus, às margens do Mar Morto, e que
dali saíra com ordens do mundo espiritual, para desempenhar a maior função jamais
levada a termo por homem sobre a Terra?

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, passara a vida expelindo maus
espíritos, confabulando com os bons, e que por fim batizaria em Revelação, para não
deixar órfã a Humanidade?

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, foi o único que morreu primeiro,
venceu a morte e retornou, para cumprir a Sua missão de derramador do Espírito sobre a
carne?

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, viria a ser o Exemplo da
Ressurreição final do espírito?

Saberia Pilatos, que o homem apresentado por ele, deixaria uma Excelsa Doutrina,
fundamentada na Moral, no Amor, na Revelação, no Saber e na Virtude, e que por isso
mesmo, jamais poderiam contra ela as portas da inferioridade?

Saberia Pilatos, que a Doutrina deixada por Jesus, viria a ser corrompida pela Roma
pagã e bárbara; que em seu nome fariam jogo político, maquinações infernais,
fingimentos e blasfêmias, simulações e comercialismos pagãos, com os quais
inundariam a Humanidade de ignorâncias e de erros clamorosos?

Saberia Pilatos, que mais tarde as coisas seriam repostas no lugar, com a volta de
Elias, e que a Doutrina reposta no lugar viria a ter o nome de Espiritismo, tendo os
mesmos fundamentos, a Moral, o Amor, a Revelação, o Saber e a Virtude?

E saberia Pilatos, enfim, que as clerezias corruptas, ainda uma vez mais fariam
guerra à Excelsa Doutrina, chamando-a coisa de Belzebu, assim mesmo como fizeram
com Jesus?

Claro que Pilatos jamais poderia saber isso, daquele homem que estava
apresentando, pois ele era apenas um espanhol, tido como pagão, contando com o
direito de cidadania romana e ali desempenhando a função de procônsul. Se os
sacerdotes, escribas ou teólogos, e os fariseus, que deviam saber das Escrituras, se
portaram do modo que se portaram, como iria ele, um pagão, saber fazer coisa melhor?

E hoje em dia, dezenove e meio séculos depois, como agem aqueles que se dizem
cristãos? Não vivem a fazer coisas muito piores, e em nome de Deus, da Verdade e do
Cristo, que é o Divino Representante? Sabem fazer outra coisa, que não sejam longos
discursos, simulações e idolatrias, rituais pagãos e blasfêmias contra o Batismo de
Revelação?

- 264 -

“E ele, quando vier, argüirá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo...” -
João, cap. 16.

“Assim que, exaltado pela dextra de Deus, e havendo recebido do Pai a promessa
do Espírito Santo, derramou sobre nós a este, a quem vós vedes e ouvis.” - Atos, cap.
2.

“As coisas ocultas do seu coração se fazem manifestas, e, assim, prostrado com a
face em terra, adorará a Deus, declarando que Deus verdadeiramente está entre vós.”
- I. Ep. aos Coríntios, cap. 14.

Primeiro texto: O que faria o Batismo de Espírito ou Revelação, uma vez que sua
função é advertir, ilustrar e consolar. O Consolador ou Espírito Santo, prometido pelo
Pai e trazido por Jesus, para toda a carne, jamais foi uma figura imaginária, ou a terça
parte de Deus, como querem os corruptores da Excelsa Doutrina. É a Revelação, a
comunicação dos anjos, espíritos ou almas, com o fim de informar diretamente e de
fato.

Segundo texto: A promessa cumprida, o Consolador em plena função, fazendo a
parte que lhe competia e competirá. Se os homens corruptos perverteram a Doutrina, no
tempo devido foi reposta no lugar e se chama Espiritismo. Todavia, quem ler o capítulo
dois do Livro dos Atos, verá que Jesus não prometeu o Consolador para vinte séculos
depois; porque o Consolador foi o Seu Batismo, a Graça que devia deixar e deixou no
mundo. O Espiritismo é apenas a sua Restauração.

Terceiro texto: Paulo, o Cavaleiro Andante do Consolador, da Revelação que
adverte, ilustra e consola, escreveu muito bem como se faz o seu cultivo; isto é, como se
faz uma sessão espírita, onde os santos espíritos não são apenas a palhaçada, assim
como querem os clericalistas romanos e outros, ao tratarem do Consolador ou Espírito
Santo.

Quando os religiosismos tiverem fim, a Verdade triunfará!

- 265 -

O ETERNO PRESENTE

Em Deus tudo é Eterno, Perfeito e Imutável,
Enquanto na Sua Manifestação, tudo é mutável;
A centelha espiritual é em si toda evolutível,
Devendo vir a ser, de Deus, expressão visível.
No movimentar do Cosmos sempre esteve, sabemos,
Fervilhando os mundos e as centelhas, lembremos;
Tudo é em Deus Eterno, sem Passado e sem Futuro,
E viver no Eterno Presente, já é do ser maduro.
Convém lembrar as Tradições Iniciáticas, e bem,
Para efeito de experiências acumuladas além...
Mas é necessário lembrar, que o Céu de Verdade,
Cada um o tem em si, e que nisso há simplicidade.
A Tradição que faz a Sabedoria, cuidado com ela,
Porque ensina o Bem e o Bom, mas cria a procela;
Faz o homem ferrujado, inventa o tardo e piegas,
Escravo de gestos e palavras, pensando ser o degas.
Ensinos e Templos, Tradições e Iniciações grassam,
Mas a Divindade Interior, elas nunca ultrapassam!
Viva o homem o Saber e a Virtude, e seja Harmonia,
Que Eterno e Presente é, no seio da Divina Sabedoria!
Busque o Programa que bem queira, segundo a Verdade,
Conforme as suas posses de assimilação, de capacidade;
Mas não olvide que a Divindade está no seu interior,
E que ali está o Templo Sagrado, para oficiar o Amor!
Moral, Amor, Revelação, Saber e Virtude, entendei,
Não datam de tempos e de eras, bem que vos lembrei;
Não foram e não são apenas agora, respiram Eternidade,
Estão dentro de vós, e em vós clamam para a Liberdade!
Desperta, portanto, ao Cristo Interno que aí jaz,
Que no Eterno Presente é, fazendo bem quem o faz;
Construa, homem, a sua Catedral Interna, com Amor,
Deixando que Deus viva em si, como fez Nosso Senhor!

- 266 -

“A tradição.” - Humanidade

Em Moisés temos a Lei de Deus e o primeiro batismo coletivo de Espírito ou
Revelação; e disse que o Senhor Deus suscitaria um Profeta, como ele, do meio do
povo, e que aquele que o não ouvisse, seria tirado do Livro da Vida; deixou, pois, o
caminho aberto à evolução doutrinária...

Jesus afirmou que tinha mais para dizer, e que não o fazia na hora, em virtude da
falta de entendimento dos Seus contemporâneos... O Consolador ou Espírito Santo, que
quer dizer a Revelação, iria fazendo, no curso do Tempo, as anunciações necessárias...

O Espiritismo ensina que a evolução é um fato; e nós bem sabemos que não é
possível dizer, ainda, certas verdades. Porque a semente lançada na terra fora de tempo,
além de ser perdida, demonstra a falta de prudência do agricultor...

Entretanto, e infelizmente, não faltam os que fazem da tradição o instrumento de
assassínio da evolução. Estes tais se apoderam de alguns conceitos, deles fazem dogmas
e rituais, e depois tocam a blasfemar contra tudo quanto seja evolução!

Tomaram o nome de Moisés, para crucificarem o Cristo; agora tomam o nome do
Cristo, para terem como querer crucificar a Restauração do Caminho do Senhor, cujas
bases são as mesmas! Quando aprenderão a ser prudentes?

- 267 -

“Porque do que está cheio o coração, disso fala a boca.” - Jesus.

Logo, é muito fácil saber porque falam contra a Moral, o Amor, a Revelação, o
Saber e a Virtude!

E ainda há coisas mais dificultosas, contra as quais falarão com tanto mais ardor, e
tudo por ignorância. Estas coisas são: Essência, Existência, Movimento, Evolução,
Imortalidade, Responsabilidade, Reencarnação, Revelação, Habitação Cósmica e
Sagrada Finalidade. Porque estas dez verdades básicas, para serem de fato respondidas,
reclamam a consciência de um espírito cristificado! Cristificado e que fale de fora da
carne, porque a encarnação é um verdadeiro embotamento!

- 268 -

“Não é o discípulo mais do que o mestre; mas o discípulo será perfeito, se o for
como o mestre.” - Jesus.

Os cristãos não podem ser ainda discípulos fiéis, porque mais pretendem ensinar ao
Cristo, com os seus dogmas e rituais, do que aprender com o Cristo, pelo conhecimento
da Excelsa Doutrina. Não querem Doutrina, querem religisiosismos!

- 269 -

“Foi ali que Jesus ministrou aos seus discípulos as últimas instruções sobre o
futuro da religião que acabara de fundar...” - G. I.

Já dissemos que o célebre Autor de OS GRANDES INICIADOS, ao tratar de
Jesus, cometeu erros enormes por desconhecer o que seja um Profeta portador do
Espírito Sem Medida, ou Médium Integral de Deus. Soubesse ele alguma coisa do
esperado derrame de Espírito sobre a carne; lesse com atenção os capítulos um, dois,
sete, dez e dezenove dos Atos; e também os doze e quatorze da Primeira Carta de Paulo
aos Coríntios, e nunca diria que Jesus fundou religião, ou que tivesse feito ainda em
vida!

Jesus retornaria como espírito, para testemunhar a imortalidade e a
comunicabilidade dos espíritos, e em seguida lavrar o glorioso tento que foi o
Pentecostes, como se encontra perfeitamente exposto no capítulo dois dos Atos. Se em
Jesus alguém quiser encontrar religião, esta será a Verdade conhecida e vivida, sem a
ingerência de clerezias, idolatrias, simulações e comercialismos pagãos.
Resta saber, ainda, que nenhum dos Grandes Iniciados fundou religião alguma,
sendo que estas surgiram depois deles, usando indevidamente seus nomes. Porque os
Grandes Iniciados cultivaram faculdades e virtudes, ensinando a cultivá-las, com o fito
de ir libertando as gentes das garras do fetichismo.
Em Cristo, por ser Cristo, Deus é Espírito e Verdade, sendo que os filhos de Deus
devem procurar ser isso, também, abandonando, pois, a tudo quanto sejam engodos,
simulações, fingimentos, nobiliarquias, etc. O Reino de Deus, que cada um tem dentro
123
de si, e que não virá com mostras exteriores, como afirmou tantas vezes, virá como obra
de trabalho íntimo, ao trilhar os caminhos do Saber e da Virtude.
Os instrumentos doutrinários, por sua vez, são a Moral, o Amor e a Revelação. Esta
tríade nunca será escrava de manobrismos sectários! Esta rocha é totalmente acima de
engodos humanos! Porque as eras passarão, as raças e os povos, mas esta rocha ficará
para sempre, uma vez que é parte integrante das Verdades Divinas, que são Eternas,
Perfeitas e Imutáveis!
Pela Moral, ninguém falsifica a Lei de Deus, que em si mesma não sofre de lesão
alguma; pelo Amor, um irmão irá à Renúncia a bem de outro irmão, e isto é acima de
simulações e ritualismos quaisquer; pela Revelação, conhecerá as verdades
fundamentais da Criação, suas leis e fenômenos, fato que supera a toda e qualquer idéia
de manobrismos sectários; pelo Saber em geral, espiritual e temporal, os filhos de Deus
saberão que ninguém vive de mistérios, milagres, fingimentos e aparências, sendo exato
que tudo tem explicação, seres, coisas e fenômenos, mesmo que os mesmos filhos de
Deus possam não saber explicá-los; e pela Virtude, cada um procurará dar dignos frutos
pelo exemplo, procurando conhecer e ensinar bem, procurando fazer trabalho útil,
edificante, jamais desejando ser o parasita dos semelhantes, pelo fato de saber que Deus
não é especial para ninguém, e que ninguém é especial para Deus, porque Suas leis são
integralmente universais.
Cada qual, portanto, dará mais ou menos contribuição aos semelhantes, consoante
suas possibilidades evolutivas, considerando que nisto não vai favor ou esmola alguma,
por ser a lógica do Supremo Determinismo e Supremo Determinismo que se revela no
fato de provar que ninguém pode viver exclusivamente de seus exclusivos recursos
individuais. O Supremo Determinismo prova que uns dependem dos outros, sendo que
todos dependem de um Sagrado Princípio, que é Deus.
Aqui reside a multimilenária Consciência da Unidade, pregada por todos os
Grandes Iniciados e vivida exemplarmente pelo Cristo; quem isto de fato vier a
experimentar, ou conceber, jamais pretenderá que o Cristo andou pela Terra para fundar
religião ou seita. A Verdade que demonstrou é cósmica! O Caminho que indicou é
cósmico! A Vida que revelou é cósmica! A Ressurreição que demonstrou, por isso
mesmo a demonstrou em Luz, Glória e Poder, pelo fato de ser no Seio de Deus, que é a
Divina Essência, Onipresente, Onisciente e Onipotente.