"Trazer luz à obscuridade, transmutar ignorância em conhecimento, é colaborar com o processo de redenção do planeta."

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A simbologia de Krishna

 
A roupa amarela: um dos nomes de Krishna é Peethambara Dhari (O que se veste de amarelo).
 
Esta cor representa a terra e simboliza a Natureza (Prakriti). Assim, o Azul Krishna, vestido de amarelo simboliza o Infinito se revestindo de um corpo material e vindo à terra para representar um papel finito.
 
 
O amarelo também está relacionado à Vishnu e ao Sol. Indica riqueza e nos lembra que o Senhor é o Sol da Consciência. 
 
A flauta: é o símbolo de que a divina música do Senhor está sempre nos chamando a ver nossa identidade com Ele. Também nos lembra a necessidade de nos livrarmos de nossos apegos materiais, transformando-nos em um instrumento oco, através do qual Divina Melodia possa fluir livremente
A coroa: indica que Ele é o Ser Supremo, o Senhor de tudo.A pena de pavão: enquanto está no chão, o pavão representa o ego, constantemente preocupado em exibir sua beleza. Porém, quando esquece sua vaidade e fecha sua cauda, o pavão levanta vôo em direção a Deus. 
 
A pena de pavão na cabeça de Krishna nos lembra que a verdadeira beleza está no Conhecimento de Deus, que nos faz voar até o Infinito e reconhecer nossa identidade com Ele. 
O Ponto Kasthuuri: Krishna usa um ponto de almíscar (Kasthuuri) na testa, representando a visão da Sabedoria, o olho que vê além das aparências e da dualidade. A jóia Kausthubha: a pedra preciosa que Ele usa em seu peito indica que Ananda (a Bem-aventurança) reside em Seu coração.
O Kankana: o bracelete que um hindu usa ao fazer um voto. Indica que Krishna tomou para Si o voto de estabelecer a Ordem e de estar sempre com aqueles que meditarem Nele, liberando os que realmente se entregarem.

OM Krishnaya Namah 

Nenhum comentário:

Postar um comentário